Decoração

Clima de campo perto do centro de Curitiba

Daliane Nogueira
01/12/2011 02:24
Thumbnail
Um oásis a poucos quilômetros do centro de Curitiba, com decoração natural e muito espaço para o verde. Essa é a proposta do projeto de reforma da designer de interiores Suely Ruon para uma casa de 300 m². A inspiração para a residência de cerca de 30 anos, no bairro do Pilarzinho, está em elementos como a água, a terra e as pedras e segue o gosto da moradora, um médica ligada na cultura indiana. Todos os ambientes esbanjam a sensação de conforto, graças à diversidade de móveis e ao investimento em tecnologia.
Para abrigar uma área de convivência foram construídos cerca de 100 m2 onde o centro das atenções é o spa, um delicioso refúgio, composto por teto translúcido e decoração com referências à cultura oriental. Objetos comprados em viagens fazem parte da composição e ganham companhia de uma treliça repleta de plantas e dos confortáveis futons. Esse espaço pode ficar integrado à sala ou separado por uma cortina do tipo rolô.
Totalmente integradas, salas de estar e jantar têm decoração com predomínio dos tons terrosos. A decoradora soube usar o desnível do piso em favor da marcação dos espaços, também delimitados pela perfeita distribuição da iluminação embutida no forro de madeira. Destacam-se os móveis robustos e o revestimento de pedra canjiquinha no painel da tevê. Na parede oposta foi preservado e evidenciado, com o uso de um revestimento de outra cor, o detalhe arquitetônico em formato redondo na parede.
Para se refazer de um dia de trabalho, nada melhor do que um quarto com saída para o jardim e decoração bem intimista. Do piso de madeira ao revestimento da cama em estilo chesterfield (a cabeceira se assemelha a um sofá), os itens que compõem o dormitório reforçam a linguagem rústica e sofisticada. No banheiro destaca-se a charmosa banheira vitoriana.
Ao lado da sala, a decoradora preservou a estreita escada de ferro tipo caracol. No segundo andar um local totalmente voltado para os momentos mais introspectivos da moradora. O espaço zen tem tatame de borracha, grandes almofadas e pouca luz, para favorecer a prática de meditação.
Quem olha para a área externa da casa não acredita que se está a 15 minutos do centro da cidade. A melhor posição de contemplação para o verde fica na varanda em frente ao spa, que também foi construída na obra de ampliação. O deque é a base para um ambiente onde é possível servir refeições, descansar na rede e curtir os dias de sol. O teto é de policarbonato com acabamento de forro de bambu.
A fachada revela que se está prestes a entrar em uma casa com decoração natural. O guarda-corpo em madeira quebra a monotonia do branco, cor escolhida para a pintura do tijolinho a vista, revesti­mento antigo que foi preservado, fora e dentro do imóvel, para reforçar o clima campestre em plena cidade. A iluminação do jardim evidencia a arquitetura da casa.
Na reforma da casa, a cozinha foi integrada com a sala de jantar e ganhou contornos mais modernos e funcionais. Os móveis brancos e os eletros em aço inox compõe visual clean e as pastilhas de vidro marrom garantem a unidade com o restante do projeto.
A área de lazer tem ainda uma ampla e confortável churrasqueira com forno para pizza e mesa de sinuca, que serve de base para a mesa de refeições. A moderna tevê (emoldurada por um painel de pastilha de coco) com completa aparelhagem de som contrasta com o forno à lenha, uma combinação traduzida em conforto.
Um pequeno ambiente que tem ligação visual com a sala foi aproveitado para abrigar de forma destacada um belo piano, peça de família. No mesmo local, há uma mesa para uso do computador. A confortável poltrona vermelha completa a decoração.
Os banheiros foram ambientes que sofreram alterações bastante significativas. O lavabo, antes decorado com azulejos antigos alaranjados, ganhou diversidade de materiais, como a pintura em galvite (um tipo de massa resistente à umidade aplicada sobre a cerâmica), o revestimento de madeira no piso e parede, além da bancada em madeira de demolição. Mas o destaque é, sem dúvida, a porta com uma plotagem de orquídeas.