Xô, frio!
Decoração
Casa aconchegante: pequenas mudanças renovam a decoração e deixam o lar mais acolhedor no inverno
Eleja seu cômodo preferido na casa e faça dele seu pequeno santuário de descanso e relaxamento | Bigstock
O inverno chegou e promete ser intenso! Pode até não dar mais tempo de começar grandes reformas e instalar uma lareira na sala, mas separamos algumas dicas de decoração que também ajudam a aquecer o ambiente e atravessar os dias frios. Muitas das mudanças não exigem grandes investimentos: basta tirar algumas coisas do armário, mexer em um móvel aqui e outro ali. E o melhor: todas estão alinhadas com as tendências em decoração de interiores para 2022. Assim, sua casa fica quentinha e ainda sai bem nas fotos dessa estação.
Crie um lugar de aconchego
Ter um ambiente em que você possa relaxar e descansar com as pernas para o alto é essencial para seu bem-estar e conforto nos dias mais frios. A pandemia ajudou a lembrar da necessidade dos cômodos delimitando os espaços da casa. Mas se você não tem um espaço privado, pode usar uma área social para ter seu momento de descanso. Se você gosta de assistir filmes e séries debaixo das cobertas, por exemplo, invista em um sofá mais confortável, traga almofadas, coloque cortinas para deixar a sala mais escura, ou mesmo uma televisão maior. Valorize o seu conforto!
Mude os móveis de lugar
Trocar os móveis de lugar é uma técnica antiga para repaginar a casa. Os móveis ajudam a ocupar o espaço do ambiente e impactam também na sensação de aconchego. Peças multifuncionais estão em alta, assim como móveis grandes, com formas curvas e orgânicas. Para quem tem pouco espaço, uma tendência é a criação de dois ambientes com propostas diferentes no mesmo cômodo. O mobiliário ajuda a delimitar o espaço. Um biombo, por exemplo, pode separar a sala de visitas da sua sonhada sala de leitura. Que tal uma poltrona que faça jus ao leitor que você é?
Invista na iluminação
Deixe a luz fria para ambientes como cozinha e escritório. A luz quente aumenta a sensação de conforto e ajuda a aquecer a atmosfera do ambiente. Uma iluminação difusa e indireta também cria um clima de intimidade e relaxamento. Você pode espalhar os pontos de luz pelo ambiente usando várias luminárias, ao invés de recorrer à iluminação tradicional. “Escolher colunas, abajures e arandelas com luz indireta, além de peças com materiais naturais, ajuda a criar ambientes mais calorosos”, sugere Fernando França, sócio da Ner Conceito.
Use cores quentes e padrões táteis
Cores quentes e tons terrosos transmitem a sensação de calor aos ambientes. Mas não é preciso pintar as paredes de terracota: a dica é apostar em itens de decoração com essas tonalidades. Assim, você transforma o ambiente sem investir muito. Esculturas em cerâmica, vasos de barro para as plantas e outras peças de decoração em materiais naturais também estão em alta. Cortinas e tapetes também ajudam a vestir o ambiente e aumentar a sensação de aconchego. Aposte em texturas e padrões táteis - aqueles que dão vontade de pôr a mão, e que só de olhar já promovem uma sensação de conforto.
Misture materiais e texturas
É hora de tirar as mantinhas e cobertores do armário e espalhá-los pelos cômodos da casa. A mistura de materiais e texturas é uma tendência da decoração de interiores em 2022. Texturas naturais e materiais orgânicos estão em alta também. A madeira é um desses ingredientes básicos para um ambiente aconchegante, do mobiliário ao piso. E por que não nas paredes? Além de aumentar a sensação de bem-estar, o revestimento de madeira é um isolante térmico natural.
Desentulhe
O minimalismo também é uma tendência que ganhou espaço na última década. As pessoas querem manter apenas o que é útil ou tem um valor afetivo. O resultado é um ambiente clean, com mobiliário funcional e pouca decoração. A sensação de aconchego não vem do acúmulo de peças, mas da distribuição e da relação entre elas. A sustentabilidade é uma causa que também tem fortalecido o minimalismo. Desentulhar a casa e passar para frente alguns itens de decoração é também uma alternativa para deixar a casa mais aconchegante. Um ambiente confortável é, antes de tudo, prático.
Aposte no vintage
Ainda no caminho da sustentabilidade, outra tendência é misturar itens contemporâneos com peças vintage. A nostalgia do passado também aquece. Você pode recuperar móveis, objetos de decoração e ressignificar a função de antigos utensílios de casa. Aqui é para você inventar moda e encontrar um espaço para a memória na sua casa. Com um pouco de tempo e planejamento, aquela velha lamparina esquecida na casa dos seus avós pode se tornar uma luminária charmosa, ou um suporte para velas.
Deixe a casa inteligente
Conforto mesmo é não precisar levantar para nada. Luzes que se acendem e apagam sozinhas, música e televisão acionadas por um comando de voz: essas são só algumas das facilidades da tecnologia disponível para residências. Lâmpadas smart são mais econômicas e permitem que você regule cor, intensidade e temperatura da luz através de um aplicativo no celular. E dá para deixar tudo programado. Imagina só chegar em casa, sentar no sofá, e automaticamente a luz diminuir a intensidade e jazz começar a tocar? Seu maior dilema será se levantar ou não para pegar uma taça de vinho. Parece bom, não é?
Lareiras!
Hoje em dia, só fica sem lareira quem quiser. Há vários modelos portáteis disponíveis no mercado, com opções para todos os bolsos. O item, além de potencializar a sensação de conforto em qualquer ambiente, dá um charme na decoração. Você pode investir em uma peça com visual vintage ou algo mais moderno. Agora, se você não abre mão de uma lareira tradicional e sonha com esse mimo faz tempo, aproveite para planejar o quebra-quebra que vai garantir que o próximo inverno seja ao redor dela.