Decoração

Cantinhos lúdicos

Daliane Nogueira
12/02/2012 02:00
Thumbnail
A criança explora o mundo e se desenvolve durante as brincadeiras. E ter um cantinho em casa, pensado e decorado para estimular os pequenos nessa viagem, é uma decisão que beneficia crianças, pais e a organização da casa. “Crianças têm de ter tempo para brincar, elas se concentram em uma atividade durante um período e ter um espaço para isso é importante”, lembra a professora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo (UP), Gilciane Baggio Ortolani.
A decoração do cantinho lúdico precisa levar em consideração a faixa etária da criança, incluindo elementos que a estimulem a gostar do ambiente. Os pais, junto da criança, podem definir onde ficará esse local. Se existir um cômodo extra, ótimo. Mas se esse não for o caso, pode-se optar por um cantinho da sala ou ainda reservar um espaço no próprio quarto, como fez Fernanda da Costa Mueller para a filha Isabela, de 4 anos. “O quarto dela tinha um espaço maior e, por isso, optamos por um local bem ao gosto dela: uma casinha de boneca com escorregador”, conta.
As arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler, responsáveis pelo projeto, usaram o mesmo padrão de MDF do armário para criar um ambiente de dois andares com armários na altura de Isabela, para facilitar o manuseio. “O uso de listras coloridas na parede e a iluminação pontual ajudaram a criar o clima de casinha bem divertida”, comenta Fernanda.
Materiais
As profissionais recomendam que os espaços para brincadeiras, dentro ou fora do quarto, sejam arejados, tenham tomadas vedadas e telas de proteção nas janelas. Para o piso, a madeira ou os laminados são boas opções, pois aquecem o ambiente. Outra boa dica é o uso de placas de EVA (espuma) encaixáveis, além de vedar o frio e a umidade, são coloridas e atraem a atenção das crianças.
Organização
A personal organizer da empresa Benfatto, Irene Cristina Loureiro, ensina a manter a ordem no cantinho da brincadeira:
• Se você quer incentivar a criança a guardar os brinquedos, deve deixá-los ao seu alcance. Opte por bancadas ou prateleiras baixas.
• Para crianças de dois a quatro anos, separe em caixas desenhos, livros, brinquedos pedagógicos, instrumentos musicais e carros/bonecas.