Móveis multifuncionais
Decoração
Buffet ou aparador? Saiba como escolher a melhor opção para a sala de jantar

Buffet sob medida integra sala de jantar com loft em projeto do escritório Korman Arquitetos. Foto: JP Image| Foto: joao paulo s.de oliveira | joao paulo s.de oliveira
Amplas ou apenas do tamanho necessário, as salas de jantar têm nas mesas e nas cadeiras seus principais protagonistas. Mas a funcionalidade deste ambiente se completa em um tipo de mobiliário essencial para receber convidados em casa: os buffets e aparadores. Mas você sabe qual a diferença entre eles?
Segundo a arquiteta Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos, tanto o buffet quanto o aparador funcionam como apoio na sala de jantar. “Ambos ficam bem em salas clássicas ou modernas. O que muda é o design e os acabamentos do móvel”, conta a profissional. “A principal diferença entre eles é que o buffet serve também para guardar louças, enquanto o aparador apenas para servir”, complementa.

Ou seja: a escolha fica entre a necessidade de mais espaço de armazenamento ou a opção por uma estética mais clean. Se a cozinha já conta com armários suficientes para acomodar as porcelanas e cristais, a indicação é pelo aparador, que confere mais leveza ao ambiente.
Confira abaixo cinco projetos assinados pelo Korman Arquitetos que auxiliam a compreender a diferença estética entre os móveis e o visual que eles conferem aos ambientes.
Suspenso e clean

Em vidro e madeira, o buffet suspenso é lateral à mesa de jantar e cria uma estética leve e aconchegante a partir da contraposição de materiais. Outro elemento que contribui para o conforto são os spots direcionados ao móvel, que contrastam com a paleta de cores claras do ambiente.
Integração entre sala e cozinha

O loft de linguagem industrial e contemporânea integra cozinha e sala de jantar, e ganha uma estética composta por ferro, madeira e concreto aparente. O buffet sob medida teve modelos retrô como inspiração. Feito em laca verde, vidro e ferro, ele dá apoio ao espaço do bar e armazena copos, taças, xícaras e bowls para aperitivos.
Clássico e discreto

Nesta sala de jantar, o aparador suspenso em tons escuros harmoniza com mesa e cadeiras em laca preta. As cortinas foram posicionadas atrás do móvel, conferindo leveza e linhas retas que alongam o espaço. Ampliando o ambiente, ao fundo se encontra uma parede espelhada que divide espaço com um dos quadros preferidos de propriedade do casal de moradores do apartamento.
Funcionalidade complementar

Metal, cristal e mármore são os elementos que formam o aparador desenhado pela arquiteta Ieda Korman especialmente para a sala de jantar em estilo clássico. Acima do móvel, o quadro assinado por Di Cavalcanti coroa a identidade do espaço. A parede de espelhos cria um fundo comum ao aparador e ao quadro, ampliando o ambiente e dialogando com a mesa de jantar com tampo de vidro.
Descontraído e com divisórias

Um truque para aumentar o espaço de armazenamento do buffet é apostar em um modelo que tenha várias prateleiras. Neste ambiente de decoração jovem e descontraída, a peça tem a vantagem de circular pelo ambiente conforme a ocasião, principalmente em dias festivos — ganhando a função extra de carrinho de bebidas quando necessário.
