Decoração
Cozinha com bancada “flutuante” traz modernidade à casa de campo europeia

Projeto com móveis alemãos Leicht contrapõe as vigas em madeira maciça com bancada em estilo industrial. Foto: divulgação/Leicht
A combinação de elementos rústicos e de estética industrial é uma fórmula que se prova muito moderna. O projeto de uma casa de campo assinado pelo estúdio Barthen Keuken Design Center na cidade de Leiden, na Holanda, usou essa contraposição para criar uma cozinha única e personalizada: ao mesmo tempo em que as vigas e treliças de madeira maciça estão expostas até o topo do telhado, o mobiliário escolhido para compor o ambiente traz linhas puras e cores escuras — todos da tradicional marca alemã Leicht.
O destaque do ambiente fica por conta da ilha central da cozinha, que funciona de forma autônoma, completamente sem puxadores, conferindo uma estética clean. A bancada conta com uma pia e dois cooktops, e leva acabamento em mármore preto.

O grande segredo do espaço é o aspecto “flutuante” que ganha a ilha: o segredo está na integração da bancada às duas vigas de madeira nas laterais, se elevando acima do piso de concreto. O balanço do móvel cria uma ilusão de ótica que dá identidade ao projeto.

Na bancada junto à parede, a cozinha completa sua funcionalidade com os demais eletrodomésticos, armários e um nicho em concreto, endossando a linguagem industrial do mobiliário. O resultado é um amplo espaço dedicado à gastronomia, com área de trabalho generosa de aspecto minimalista.
No restante do ambiente, vasos de plantas e móveis de madeira complementam o contraste, buscando trazer conforto à casa de campo holandesa.