Decoração

As melhores plantas para enfeitar a sua casa no fim do ano

Lívia Inácio, especial para a Gazeta do Povo
21/11/2014 15:57
Thumbnail

A flor-do-espírito-santo é tradicional durante as festas de fim de ano


Faltando pouco mais de um mês para o Natal, a decoração nas ruas já aponta a euforia pela chegada da data. Na sua casa não deve ser muito diferente. Pouca gente dispensa o velho pinheiro com bolas coloridas, seja ele artificial ou não, para enchê-lo de presentes em volta. Mas não é apenas a famosa árvore de Natal que pode enfeitar sua casa nesse período festivo. Outras plantas, como o Espírito Santo, também recebem com todo charme um dos eventos mais aguardados do ano e os seus convidados para a ceia.
O proprietário da Floricultura Flor do Dia Rafael Lacerda explica que há diversas tendências pelo mundo quando o assunto é decoração natalina com flores. Enquanto nos Estados Unidos, o que está em alta são as flores brancas com toques de dourado, na Europa, o azul e o prata imperam. Ele lembra que no Brasil não há um consenso com relação ao assunto, mas que a preferência pelo casamento verde/vermelho ainda vigora.
Ainda segundo Rafael, é possível ousar bastante na decoração natalina com flores a partir de mesclas entre plantas e objetos como bolas e outros enfeites. A orquídea azul, por exemplo, pode vir acompanhada de peças prateadas. Galhos secos combinam com cedro. Uma pinha suspensa pode ser adornada com uma fita de cetim. “Alecrins em guirlandas também são uma ótima pedida”, sugere.
Rosângela e Júlia Ciafrino Sabbag, paisagista e arquiteta, respectivamente, dão outra dica bacana. Quem conta com um jardim em casa pode aproveitar as flores e plantas que já tem para fazer bonito na decoração da residência.
O capim rubro no centro de uma jarra pode ser colocado no centro de um aparador e folhas de camélias podem enfeitar a mesa de jantar. O eucalipto com toques prateados e o fôrmio em linhas verticais também são indicações das profissionais, que alertam apenas para uma questão: o uso de plantas com aromas muito fortes. “Ninguém quer estar na ceia comendo com perfume forte em volta”, brincam. Por essa razão, o crisântemo não é muito indicado.
E não é porque o Natal acaba que o destino dos arranjos precisa estar comprometido. Rosângela e Julia aconselham que é interessante recorrer a opções que podem continuar adornando sua casa futuramente. “Basta cuidar direitinho, que o verde vai durar mais”.