Decoração
Natal colorido! 6 tendências e 10 árvores fora do comum para inspirar a decoração de fim de ano
Árvore do Studio Muscci aposta no rosa com todas as fichas. Foto: reprodução/Instagram/@studiomucci
Se você já cansou das luzinhas coloridas e de alternar entre o verde e o vermelho na hora de preparar a casa para as festas de fim de ano, está na hora de se inspirar. Cada vez mais, lojas de decoração têm apostado em alternativas autênticas ao tradicional pinheirinho.
As opções vão de árvores multicoloridas a modelos mais naturais, que celebram flores ou até o próprio pinheiro. Neste ano, 1º de dezembro marca o dia certo para montar a árvore de Natal. Inspire-se para decorar a sua!
Com flores
No Pinterest, todas as tendências apontam para árvores que usam os girassóis como seu principal adereço. A procura por esta inspiração aumentou 66% neste ano. Neste caso, as flores – reais ou artificiais – dão lugar aos adornos coloridos. Elas combinam com fitas e bolas com cores complementares, como dourado ou azul.
Para quem quer explorar outras espécies, árvores florais são uma tendência crescente nos últimos anos. Nestes casos, um pouco de criatividade basta para transformar o pinheiro em um verdadeiro arranjo. Dálias e margaridas podem ser um bom começo.
Rosé
Os tons de rosé gold estão em alta também para o Natal. Prova disso é a árvore de Natal da celebridade Kylie Jenner, que em 2018 publicou em seu Instagram a decoração feita pelo artista visual Jeff Leatham. Com seis metros de altura, a árvore leva bolas opacas e brilhantes, todas em tons de rosa.
Essa é uma boa saída para quem deseja reaproveitar a árvore que já tem casa. Para quem gosta da ideia de levar o Natal cor-de-rosa mais a sério, existem opções de árvores que trabalham a cor na sua totalidade — como a árvore da loja Studio Mucci.
Arco-íris
A loja de decoração Treetopia, especializada em dar novas caras às árvores de Natal, ganhou fama neste ano pela sua árvore multicolorida. O modelo de 2,15 m de altura traz rajadas de cores em diagonal, formando um arco-íris que chega a dispensar decorações extras.
Outros modelos também compõem essa tendência: desde as árvores que intervalam as cores na horizontal até as que trazem o degradê nos adereços, formando uma paleta de cores mais sutil.
Anos 1980 e 1990
A loja de decoração John Lewis & Partners, conhecida por lançar uma tendência de Natal anual, em 2019 escolheu o tema “Christmas Party”, inspirado em boates dos anos 1980 e 1990. O tema traz as cores rosa, azul royal e laranja neon, combinando texturas e cores brilhantes para uma árvore eclética.
Essa ‘festa de Natal’, segundo a loja, celebra a nostalgia do neon como porta de entrada para os anos 2020, na qual você “vai escapar para um paraíso colorido, onde raios de luzes brilhantes colidem com texturas holográficas para criar um ambiente exuberante para celebrar o período das festas”.
Minimalista
Já que, na tradição cristã, o pinheiro de Natal representa a vida e a busca da transformação por que não enaltecer a árvore em si? Essa é a ideia dos modelos minimalistas, que economizam nos adornos. É uma boa saída para mudar o visual sem precisar gastar muito — luzes pisca-pisca já são o suficiente.
Em madeira
A árvore da Cox & Cox (esquerda) é trabalhada com madeira pinus em uma silhueta minimalista, inspirada no design escandinavo. As 28 ripas cilíndricas simulam os galhos e se cruzam ao longo da altura da árvore, e podem receber adornos em tons neutros que também fazem referência à decor nórdica.
Já a árvore da loja australiana Three Oh Two Willows (direita) apresenta a ideia de madeira como galhos de uma maneira mais rústica, trabalhando ramos vivos como decoração.