Decoração
Aproveite essas cinco dicas para renovar a casa neste começo de ano
Organizar e realizar limpeza e manutenções é uma boa forma de entrar no novo ano com a casa em ordem (Fotos: Pinterest)
Com a chegada de um novo ano, são renovadas as esperanças e os planos. Entre as resoluções, muita gente se compromete a organizar a casa, até para tentar atrair boas energias. A HAUS reuniu cinco dicas para ajudar na tarefa. O CEO Marcos Botelho, do Bicos – plataforma virtual de prestação de serviços –, sugere buscar por profissionais especializados para quem não quer se preocupar com esforços maiores. “São medidas simples que fazem toda a diferença, ainda mais quando feitas com a ajuda de um especialista”, indica o empresário.
– Reformas: embora algumas coisas não pareçam urgentes, é importante saber tudo que necessita manutenção em sua casa. Problemas de encanamento e fiação elétrica, por exemplo, podem aparecer apenas quando o prejuízo já é grande, e a dor de cabeça só aumenta. Procure fazer uma lista de todos os consertos e defina as prioridades. Evite se lançar sozinho às reformas se não tiver exeriência ou o problema for sério. Prefira nesses casos contratar um profissional especializado.
– Mudança: cansou de olhar para seu sofá ou enjoou da cor da parede? Aproveite o novo ano para mudar a cara de um ambiente, seja trocando móveis de lugar ou renovando a mobília. Pintar uma só parede ou trocar o tecido das almofadas são alterações simples e que provocam grande efeito no visual. Restauradores de móveis e pintores podem ser boas alternativas para quem não tem muito tempo.
– Detalhes: garantir um ambiente hospitaleiro depende de pequenos gestos e detalhes que mostrem cuidado com a visita. Flores na decoração, sabonetes e essências dão um aroma especial aos cômodos. Também é interessante pensar em novas toalhas, tapetes e até quadros. Algumas coisas podem ser feitas com artesanato.
– Organização: acumular tranqueiras ou coisas sem uso, além de ocupar bastante espaço, causa cansaço visual e desgaste ao olhar para a bagunça. Comece a organizar aos poucos, limpando armários e gavetas. Não tenha dó em descartar roupas que não servem mais ou que há tempos estão encostadas! Para quem tem dificuldade, a sugestão é procurar um personal organizer.
– Limpeza: por fim, prepare uma boa faxina. Além dos cantinhos pouco lembrados, remova móveis do lugar e limpe as áreas que normalmente ficam escondidas. Não se esqueça de limpar também o jardim, retirando folhagens mortas e tratando as plantas doentes.