E é só olhar com atenção: o mundo está mais colorido. É justamente daí que vem a inspiração dos fabricantes de tintas para determinar, por meio de pesquisas, quais as cores que estão na moda. “Fazemos uma pesquisa e análise que abrange o mundo todo e que vai desde o que é apresentado em mostras e exposições de decoração até o que aparece em filmes, novelas e outras mídias para determinar, a partir daí, como está o comportamento do consumidor contemporâneo”, explica a colorista e arquiteta Elisabeth Wey, que é presidente do Comitê Brasileiro de Cores e responsável pelas tendências de tons da fabricante de tintas Eucatex.
Entre os eleitos pelo comitê como tendência até meados de 2014 estão quatro grupos de tons: nostalgia (preto, branco, cinza, prata), naturalis (tons naturais e terrosos), carnaval (tons vivos como magenta, turquesa, e outros mais suaves, como verde pastel, por exemplo) e art in casa (tons fortes, mas um pouco mais sóbrios, como azul Klein, roxo e taupe).
Para a fabricante Coral, a cor eleita para 2012 é um tom vivo de coral, que vem acompanhado por uma cartela de cores encorpadas e intensas, como roxos e azuis. “O consumidor está mais otimista – em especial no Brasil, onde de modo geral o uso de cores (com destaque para tons intensos nas fachadas ou combinadas com tons neutros em ambientes internos) na decoração está aumentando”, explica Paola Vieira, gerente global de colour marketing da AkzoNobel, que fabrica as tintas da marca. A Suvinil também aposta em cores divertidas e vibrantes como laranja e verde – é a volta de tons usados nas décadas de 1960 e 1970, em especial em móveis e utensílios para o lar.
A cara do dono
Por outro lado, os arquitetos são unânimes em dizer que, em um projeto, vale mais a personalidade e o gosto de quem vai habitar a casa ou ambiente do que as tendências. “Há alguns anos, tenho notado meus clientes mais ousados no que diz respeito a isso – acredito que tudo influencia nessa questão, as pessoas acabam gostando do que veem nas ruas e mesmo na moda, que está mais colorida, e incorporam isso instintivamente”, explica a arquiteta Calina Mussi.
Ela foi a responsável pelo projeto de uma residência ampla na qual seus clientes – um casal: ela, médica; ele, advogado; mais duas filhas pequenas – queriam adicionar cor aos ambientes de forma a deixá-los confortáveis e aconchegantes. Para isso, a arquiteta trabalhou com uma mistura de tons neutros – o fendi, um bege com um toque de verde, colore as paredes da sala ampla e bem iluminada; e um mix de pistache e vinho foi reservado para o quarto do casal. “O tom de violeta foi usado apenas em um canto do quarto, para não pesar o ambiente”, diz ela.
Para quem está pensando em ousar ainda mais e partir para uma cor como um rosa intenso, turquesa, amarelo ou vermelho, o segredo está sempre em saber como equilibrar os demais elementos do ambiente. “Não acredito em cor feia e, sim, em cor mal usada”, diz a designer Giovana Kimak. O uso de tons fortes é marca registrada dos projetos dela em dupla com o arquiteto André Largura, ambos da Ambienta. Para harmonizar um espaço com uma parede com cor intensa, as dicas são abusar de objetos decorativos em vidro e espelhos, que dão leveza. Além disso, a dupla nunca costuma misturar mais do que três tons fortes em um mesmo cômodo, para evitar que a combinação canse o olhar.
Clássicos
As regras são quase as mesmas para quem prefere tons sóbrios e escuros. A dupla de arquitetas Marina Canhadas e Sabina Bottarelli projetou um apartamento para um casal jovem que queria uma sala em cores escuras como verde musgo e preto. “Para equilibrar, colocamos um sofá enorme e branco do lado oposto à parede escura – além disso, o pé-direito do apartamento é alto, do contrário os tons escuros poderiam diminuir o ambiente”, explica Sabina.
Mesmo quem ainda prefere os tons neutros pode dar um toque contemporâneo ao ambiente por meio do mix de texturas nas paredes, piso e objetos de decoração. “Muita gente associa os beges e tons naturais a pessoas mais conservadoras, mas projetei um apartamento todo em cores neutras para um casal de empresários jovens e recém-casados – o que mostra que a cor tem mais a ver com a personalidade do que com a moda. Para dar um toque moderno, abusei da madeira e espelhos”, conta a arquiteta Rosa Dalledone.
Serviço
• Ambienta, Praça General Osório, 45, fone (41) 3222-7407 e site www.studioambienta.com.br.
• Calina Mussi, Rua Jacarezinho, 1.214, sala 102, Mercês, fone: (41) 3336-9105 e site www.calinamussi.com.br.
• Impermix Tintas, Rua Alferes Poli, 1.199, Rebouças, fone (41) 3213-2244 e site www.impermix.com.br.
• Marina Canhadas e Sabina Bottarelli Arquitetura, Rua Capitão Souza Franco, 881, cj. 131, fone (41) 3076-0972 e site www.canhadasbottarelli.com.br.
• Rosa Dalledone Arquitetura, Rua Deputado Antonio Baby, 54, Batel, fone (41) 3244-5660.
Agradecimentos
Arte da capa e página de abertura
• Valdecimples, fone (41) 8885-0082 e site www.lixocontinuo.com;
• Valdecimples, fone (41) 8885-0082 e site www.lixocontinuo.com;
• Nomeio Espaço de arte, fone (41) 3203-2852.
Móveis da capa e página de abertura
• Kraft The Home Store, Av. Batel, 1.114, fone(41) 3233-4134 e site www.lojakraft.com.br.
• Kraft The Home Store, Av. Batel, 1.114, fone(41) 3233-4134 e site www.lojakraft.com.br.