Inspire-se
Decoração
Apartamento garden de 100 m² é repaginado com nova identidade visual e pouca obra

Com pouca obra, arquitetas deram nova vida ao apartamento focando em marcenaria colorida e ambientação. | Nathalie Artaxo/Divulgação
Dar uma nova vida ao imóvel em que já viviam com o menor impacto de obra possível: esse foi o pedido de um casal com uma filha para as arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do SP Estúdio, para repaginar um apartamento garden de 100 m², na Vila Mariana, em São Paulo.

Como o casal gosta de receber amigos, a integração dos espaços foi um aspecto importante. Por ter uma varanda maior do que os outros apartamentos, a sala de estar e jantar foram integradas e projetadas nesta área maior, externa e coberta.

Na parte interna, a sala de TV ganhou um painel em madeira com porta camuflada que vai para a área íntima, o que traz mais aconchego ao ambiente.

Toda a marcenaria do apartamento foi desenhada sob medida, e um dos destaques do projeto é o móvel coral da sala, multiuso, onde é guardada a coleção de discos do morador, entre outros objetos.

Próximo desta sala o projeto colocou ainda mesa para refeições e a cozinha integrada, que ganhou novo revestimento e uma prateleira metálica suspensa, para que os itens fiquem sempre à mão.


Para resolver alguns pontos de sombra por conta da sala ser rebaixada em gesso, as arquitetas instalaram trilhos sobrepostos pontuais, organizaram os embutidos e colocaram LEDs.
Os clientes tinham como principal premissa fazer com que o apartamento mantivesse a cara de "casa de verdade". Por isso, a funcionalidade da marcenaria e objetos foi algo fundamental no projeto. E, para manter a mesma linguagem da área social, o quarto do casal e o lavabo receberam novos revestimentos e marcenaria.


A parte garden, claro, não poderia deixar de ser valorizada: plantas são uma das paixões dos clientes; as arquitetas então colocaram uma estante especificamente para elas, criando um cantinho verde para contemplar e relaxar.
