Decoração
Apartamento de 45 m² ganha divisórias para melhor aproveitamento do espaço

Bancada se abre para se transformar em mesa de jantar, mas segue até a sala como apoio para equipamentos. Foto: Rafael Roncato/Divulgação | Rafael Roncato
Quando se pensa em decorar um apartamento de 45 m², a primeira coisa que vem à mente é a integração. Derrubar paredes e ampliar ambientes é uma das soluções possíveis para aproveitar da melhor forma os espaços. Mas nesta proposta, a arquiteta Isadora Araújo, do Panapaná, Estúdio de Projetos, optou por fazer exatamente o contrário: acrescentou divisões e usou drywall para dar uma nova cara ao décor. Isso tudo sem perder espaço e garantindo o conforto do morador. O resultado foi um apartamento moderno, aconchegante e na medida certa.
Mais paredes
“O apartamento era de alvenaria estrutural. Não tinha muita flexibilidade, não dava para derrubar paredes ou transformar em um estúdio”, explica Isadora. A condição complicava até mesmo a instalação da TV, já que não era possível mudar tomadas de lugar. Foi aí que entrou uma solução inusitada para um apartamento pequeno: acrescentar paredes. “A gente fez uma ‘caixa’ para colocar a lavanderia do lado da sala e da cozinha. Com isso, resolvemos a área de circulação, também, que acabou ficando envolta”, destaca. Um drywall com fundo falso esconde os cabos da televisão e equipamentos. Do lado de trás, tem ainda um armário escondido.

Integração no décor
O morador, um jovem engenheiro de software, gosta de receber amigos. Por isso, mesmo com as divisórias originais, a sala tem integração com a cozinha. A mesma bancada que apoia a televisão serve de mesa de jantar e tem muito espaço escondido. Na parte de baixo do móvel é possível colocar o micro-ondas e uma adega, além de guardar utensílios e alimentos em gavetões e um armário.

Ainda para garantir a boa receptividade, um grande sofá oferece conforto aos convidados. Um carrinho bar, ao lado do móvel, foi posicionado de maneira estratégica.

O piso em cimento queimado garante a continuidade entre os cômodos, também dando mais amplitude aos ambientes. O tom ajuda a reforçar o estilo industrial. “A ideia foi deixar canos de cobre, conduítes e cabos de iluminação à mostra para imprimir um efeito industrial na decoração”, comenta Isadora.
Música na parede
O cliente apaixonado por música queria um cantinho especial para exibir a coleção de guitarras e violões. Os instrumentos então foram então integradas ao projeto de decoração, com suportes aéreos na parede. A iluminação com spots direcionados transforma as peças em objetos decorativos, enquanto a poltrona posicionada logo abaixo dá conforto para a prática de tocar os instrumentos.

Lavabo sob medida
Por causa da abertura da porta, a pia do lavabo foi desenhada exclusivamente para ele. A cuba esculpida em granito ocupa menos espaço e a tonalidade escura dá charme ao ambiente.

Drywall fino e eficaz
A mesma estratégia da sala foi adotada no quarto, onde os pontos de TV eram muito baixos. Um drywall fino, que não compromete o espaço, esconde a fiação e dá maior mobilidade para os equipamentos. Os armários foram instalados ao redor da cama e sobre ela, para aproveitar todos os espaços. “O guarda-roupas horizontal sobre a cama garantiu a área livre para a cama queen size, da qual o cliente não abria mão”, explica a profissional.

Home Office
Em meio a tudo isso, ainda “sobrou” espaço para um home office, que ficou ao lado da caixa da lavanderia. De forma objetiva, a área tem prateleiras e armário aéreos, mesa para o computador e garante a mobilidade para a cadeira de escritório. Do lado esquerdo, a parede se abre em direção à lavanderia e dá acesso à cozinha.

Confira mais algumas fotos do projeto:


Lavanderia fica em uma “caixa” de drywall, separada dos demais ambientes. Foto: Rafael Roncato/Divulgação

*Especial para HAUS.