Decoração
Combinação de azul e bordô personaliza apartamento de 55 m²; confira o projeto
Fotos: André Mortatti
Um espaço para receber bem os visitantes estava entre os pedidos que um jovem casal fez para a arquitetura curitibana Talita Nogueira para o seu imóvel de 55 m², localizado em São Paulo.
Para responder a ele, a profissional sugeriu a integração da antiga varanda à área útil do apartamento por meio do nivelamento dos pisos. Desta forma, foi possível ampliar a sala de estar, que pôde receber TV e estofado maiores. “Um lado da varanda virou sala e, o outro, lavanderia. Isso fez com que pudéssemos ampliar, também, a área de bancada da cozinha”, conta Talita. A separação dos dois espaços é feita por uma porta oculta na marcenaria.
Com ar cosmopolita, o apartamento abusa das cores fortes, em especial na área social, que ganhou uma parede em tom de azul-esverdeado e revestimento na cor borgonha na cozinha. O mesmo tom ainda aparece nas almofadas do sofá e no rack localizado abaixo do painel da TV (com rodinhas, o móvel pode ser deslocado para frente e funcionar como mesa de centro). “É possível trabalhar com as cores sem pesar o ambiente. Elas não podem ser tímidas e têm que fazer parte de uma composição harmônica. Por isso é importante testá-las previamente”, sugere a arquiteta.
Na área íntima, o destaque fica por conta do home office, que se tornou uma espécie de quarto multiuso. Além da mesa de trabalho, ele recebeu um grande armário espelhado e uma cama baixa feita em marcenaria, que comporta gavetões que servem de sapateira e faz a vez de sofá.