Decoração

Alugado com a minha cara

Bruna Bill
03/05/2012 03:34
Thumbnail
Uma forma simples, mas muito eficaz, de mudar a cara de um imóvel é abusar das pinturas nas paredes. “Também é rápido e prático aplicar pintura nos banheiros, já que alguns azulejos mais antigos ou com estampas podem não agradar. Se for branco, os adesivos com desenhos criativos dão um toque diferente tanto em azulejos e paredes, bem como nos móveis da cozinha”, destaca a arquiteta Cristiane Maciel.
No caso dos móveis, a recomendação é optar por peças modulares, como estantes e prateleiras em forma de cubo. “Até os sofás estão voltando a ser modulados. Você consegue comprar uma chaise, uma poltrona, dois módulos e vai compondo e adequando ao espaço que se tem”, salienta Pletz.
As cortinas prontas também são uma boa alternativa para mudar a decoração da casa sem precisar quebrar nada. Cristiane Maciel lembra que, como as persianas precisam ser feitas sob medida, as cortinas são mais flexíveis no uso e na retirada.
Pisos antigos, por outro lado, podem ganhar nova roupagem com itens simples. “Tapetes ajudam a disfarçar as imperfeições e os pisos vinílicos, com aparência da madeira, podem ser colocados por cima do chão original. E o melhor: tudo pode ser retirado quando o locatário for embora.”
Outro item que muitas vezes é deixado de lado, mas que pode fazer uma grande diferença na decoração da casa, segundo Pletz, é a iluminação. “Abajures dão outra cara ao ambiente, assim como as fitas de LED – que podem até colorir a casa. Instalar um dimmer em algum ponto de luz também ajuda a mudar a casa sem quebra-quebra.”