Decoração
Abajures de mármore são destaque em projeto que valoriza peças sentimentais e cores sóbrias
Projeto integra cozinha, sala de jantar, varanda e living. Foto: Francis Larsen / Divulgação
Adequar um apartamento novo às necessidades de um casal que gosta de receber os amigos e a família em casa, onde a esposa, uma chef de cozinha, pudesse estar perto dos convidados enquanto prepara as refeições, e onde o esposo pudesse deixar expostos os troféus conquistados em mais de 40 anos dedicados ao direito e ao setor público, além das premiações nas corridas a cavalo.
Com esta proposta, as arquitetas Fernanda Vieira Meggetto e Simone Pacheco, do escritório Uza Design, assinaram o projeto de 190 m² no bairro Batel, em Curitiba. A cozinha é integrada à sala de jantar, à varanda e ao living, comportando confortavelmente mais de 20 pessoas sentadas, além de alguns objetos que os proprietários fizeram questão de incluir.
“O que deu origem à ideia e à composição dos nichos decorativos abertos e fechados na sala foi a aquisição de dois grandes abajures, que foram um caso de amor à primeira vista. A proprietária viu em uma vitrine, amou e comprou sem nenhum plano, apenas como uma peça decorativa de impacto visual. Para o projeto foi um desafio, pois são peças grandes e pesadas, com o corpo todo em mármore travertino bruto, necessitando assim de estruturas bem reforçadas para acomodá-los”, explica Fernanda.
A composição com as duas peças e os nichos se tornou o espaço mais marcante do projeto, unindo a funcionalidade à estética. “Criamos um aparador suspenso em aço carbono e nichos de madeira, que dá todo o charme à sala e é usado como apoio nos jantares”.
Com conceito contemporâneo, o apartamento usa os traçados retos para integrar objetos e móveis decorativos da família, que dialogam com peças de design como a poltrona de leitura da suíte do casal, a Dora, do designer Jader Almeida.