Decoração
Projeto de iluminação ajuda a deixar ambientes mais seguros e confortáveis

No projeto luminotécnico de Eliana Zielonka, pendente clássico e iluminação direcionada para obras de arte e parede em 3D. Foto: Tatiana Nasser/Divulgação Klee Iluminação
Quem entra em um espaço bonito, convidativo e aconchegante, já olha para o design e disposição dos móveis. E por vezes esquece de um ponto que é tão importante quanto esses: a iluminação. Dá até para dizer que ela é uma das grandes responsáveis pelo charme cênico dos lugares. “A luz é capaz de matar ou salvar um ambiente”, reflete a lighting designer Eliana Zielonka, proprietária da Klee Iluminação.
E a importância de um projeto de iluminação – ou de uma adaptação especializada da iluminação em um lugar já pronto – pode ir muito além da estética: também garante segurança e conforto a um espaço.

Segurança Um projeto de iluminação vai resolver a necessidade de luz de um lugar ao mesmo tempo em que evita, por exemplo, o risco de curto-circuito ocasionado por sobrecarga nos pontos de energia. Também acaba com abajures pouco estratégicos com fios aparentes, que podem gerar quedas.
Outro risco driblado pelo projeto luminotécnico é a instalação de luminárias em locais de difícil acesso para manutenção segura, como pontos muito altos em áreas perigosas, como escadas. Elas, inclusive, são um dos lugares em que as pessoas mais erram no quesito iluminação, prejudicando a segurança, segundo Eliana. “Nas escadas, costuma-se pecar pelo excesso ou pela falta de iluminação, e há perigo nos dois casos: muita luz tira a sombra dos degraus, deixando-os parecidos a uma rampa, e pouca luz impede que eles sejam vistos.”
Conforto e bem-estar
Além de promover maior segurança aos ambientes, um projeto de iluminação também faz toda a diferença na sensação de conforto e bem-estar proporcionados pelos lugares. Isso porque ele atende cada espaço de uma forma diferente, analisando a necessidade das luzes de função, ambiência e destaque. Uma cozinha não pode ter o mesmo tipo de claridade que uma sala de jantar, que por sua vez não pode ser iluminada como um banheiro ou uma lavanderia. Além da intensidade da luz, o posicionamento também é calculado, para evitar formação de sombras indesejadas.
E a variação também acontece em um mesmo ambiente: um quarto, por exemplo, pode exigir luz de repouso perto da cama, de função perto do guarda-roupa e de leitura na escrivaninha. “Um projeto leva em conta a real necessidade do ambiente e da pessoa, evitando desperdícios”, aponta a lighting designer Vanessa Giacometti, proprietária da Spot Lighting Iluminação.

Serviço | Klee Iluminação, Rua Francisco Torres, 35, Centro, telefone (41) 3095-8088. Spot Lighting Iluminação, Rua Manoel Pedro, 488, Cabral, telefone (41) 3029-5970.
*especial para a Gazeta do Povo
LEIA MAIS