Decoração

8 dicas para manter a casa aquecida sem gastar energia

HAUS
29/04/2016 00:40
Thumbnail

Alguns artifícios de como vedação de portas e janelas e uso de cortinas mais grossas ajuda a deixar a casa mais quente. Fotos: Bigstock e Gazeta do Povo

Depois das primeiras semanas de abril com calor e recordes de temperatura para o outono, o frio chegou com tudo. Temperaturas beirando zero grau em Curitiba e em outras cidades do Paraná colocou em cena os casacos pesados e as blusas de lã. Mas e em casa, como barrar o frio?
Mesmo nas residências com sistema de aquecimento, é importante descobrir maneiras de conservar o calor dentro de casa e manter a conta de luz ou gás em níveis aceitáveis. Para ajudar nesta tarefa, HAUS foi em busca de algumas dicas caseiras e práticas para ter um lar mais quentinho.
1 – Abra as cortinas e persianas de manhã
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
O vidro das janelas permite que a luz do sol entre e a medida que se reflete nas paredes e nos móveis, transforma-se em calor, e de graça!
2 – Invista em cortinas e blackouts grossos
Foto: Valterci Santos / Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Valterci Santos / Arquivo Gazeta do Povo
O calor que foi armazenado durante o dia escapa à noite, especialmente se a casa não tem vidros duplos. Para diminuir este efeito, fechar bem os vidros e ter cortinas grossas ajuda e ainda garante um conforto térmico “visual”.
3 – Tapetes no piso
Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Além de decorar o cômodo, os tapetes cria outra camada de isolamento no piso, mantendo os pés mais quentes.
4 – Fitas adesivas em portas e janelas
Foto: Leroy Merlin / Divulgação
Foto: Leroy Merlin / Divulgação
Com o tempo a vedação de portas e janelas fica comprometida e, com isso, o escape de calor e a entrada de frio é mais frequente. Uma boa solução, encontrada em lojas de produtos para casa e construção e bricolagem, são as fitas auto adesivas “veda frestas”. Colocá-las na esquadria vai resultar em casa mais quente e menos barulhenta.
5 – Melhorar o isolamento dos caixilhos
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Outra forma de aumentar a eficiência das janelas, é calafetar os caixilhos novamente. Essa dica vale especialmente para casas mais antigas.
6 – Isolar as janelas com plástico bolha
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Esta dica parece estranha, saída de experiências infantis, mas funciona. Borrife um pouco de água na janela e aplique o plástico bolha com o lado liso voltado para dentro do ambiente. O material é um ótimo isolante, uma vez que é formado por ar (um isolante térmico clássico) envolto em plástico.
7 – Reverter a direção dos ventilador de teto
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Você não usa o ventilador de teto nos dias frios? Pois deveria. Usar as pás no sentido inverno ao tradicional faz com que o ar quente seja empurrado para baixo.
8 – Prefira fazer pratos no forno
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Quase todo mundo liga as baixas temperaturas a pratos bem servidos. Aproveite então para intensificar os preparos no forno. Enquanto bolos, carnes e pães são assados, a casa recebe o calor do forno, evitando que seja necessário ligar o aquecedor. Dá até para deixar o forno aberto após o témino do preparo, desde que na casa não morem crianças ou pets.
LEIA MAIS