Decoração

7 destaques da Maison & Objet, maior feira francesa de decoração

HAUS
22/01/2019 19:38
Thumbnail

Fotos: divulgação Maison&Objet

A tradicional feira de decoração parisiense Maison & Objet se encerra nesta terça (22). Essa foi a segunda edição que a feira apresentou sob um novo formato, separada em dois grandes espaços: “interiores” e “objetos e acessórios” — e com isso se tornou ainda maior.
A feira tem por tradição homenagear a obra de um grande designer, além de eleger um país que tem ganhado visibilidade na área através de novos talentos. Nesta edição, o escolhido foi o alemão Sebastian Herkner, que com apenas 37 anos já ganhou o mundo: só em 2018, ele teve 21 projetos em andamento com marcas como Moroso, Dedon, Thonet e Lintello.
Sebastian Herkner. Foto: Gaby Gerster/divulgação
Sebastian Herkner. Foto: Gaby Gerster/divulgação
Mesa Bell. Foto: divulgação
Mesa Bell. Foto: divulgação
Mesa Bell. Foto: divulgação
Junto a Herkner, a China é homenageada como país de novos talentos devido a seu “rápido desenvolvimento da área”, como afirma nota da feira. Os nomes que despontam são Frank Chou, Chen Furong, Mario Tsai, Hongjie Yang, Ximi Li e Bentu.
“Com o rápido crescimento da economia chinesa e a necessidade de uma expressão cultural própria, vemos um grande número de designers emergentes que começaram a criar sua própria voz, que lidam com questões como patrimônio e identidade”, explica um dos membros do júri, Lyndon Neri, da marca Neri & Hu.
A edição em si trouxe o tema “Excuse my french”, voltando-se para a cultura francesa como berço de inspiração para decoração, design e estilo de vida.
Confira alguns destaques:

Zaha Hadid

Taças de vidro em forma de “redomoinho” e uma série de peças monocromáticas são as últimas peças apresentadas pelo escritório Zaha Hadid Architects e assinadas pela arquiteta multipremiada. As taças, batizadas de Swirl, dão a impressão de girar no próprio eixo. “Ao desenhar objetos, Zaha nunca esteve limitada por nenhum contexto espacial. Continuamos nos alimentando da força deste pensamento para que a coleção tenha espaço para evoluir sem comprometer a integridade do desenho”, afirmou Woody Yao, diretor da marca Zaha Hadid Design.

Miroir Two Halves por Mario Tsai

“Use menos, desenhe mais” é a premissa que guia os trabalhos do designer Mario Tsai, chinês homenageado entre os novos talentos desta edição. Em seu espelho Two Halves, ele busca explorar a dimensão espacial do objeto, brincando com a geometria: o bidimensional se torna tridimensional pela própria sombra — o que une a praticidade ao aspecto lúdico.

Monaco por Uto Soulful lighting

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Inspirada por esculturas em formato de móbiles, as luminárias suspensas customizáveis são uma das novidades da marca portuguesa Uto Soulful Lighting. Feita de esferas de vidro opaco e elementos alternados de latão, as diferentes texturas e formas proporcionam uma silhueta única, tão ornamental quanto funcional.

‘The Middle Chair’ por Frank Chou

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Outro destaque dos novos talentos, Frank Chou assina a “The Middle Chair”. A peça é inspirada nas tradicionais cadeiras de bambu chinesas, que normalmente levam um pedaço de metal no final do braço. Chou procura, nas suas criações, representar o pensamento chinês contemporâneo, além de equilibrar as necessidades dos orientais modernos e a prospecção futura do estilo de vida orientais.

Ikkis

Um dos maiores lançamentos da Maison & Objet é a marca indiana Ikkis, que em hindi quer dizer “21”. As 21 peças são um ode aos rituais da Índia. As peças tradicionais ganham um toque moderno como o vidro de chai ou diya (lâmpada a óleo). O fundador e diretor de criação Gunjan Gupta pretende, com a novidade, colocar artesãos do país no centro das atenções, apresentando técnicas e materiais únicos — como o revestimento de terracota, que combina pedra, vidro e cobre.

‘Nouveau’, por Bernhardt-Vella for Ex.t

Foto: divulgação
Foto: divulgação
A marca de banheiros de Florença Ex.T lançou uma coleção inspirada no art déco do início do século 20 — tendência que temos acompanhado em diferentes feiras. O leque de opções de espelhos, lavatórios e armários assimétricos tem acabamentos em latão ou preto, permitindo múltiplas configurações. “Nós traduzimos uma elegância serena e discreta em pureza, com um equilíbrio de linhas, formas e leveza”, descreve os designers sobre a coleção contemporânea.

Pastille Table por Sebastian Herkner

Foto: divulgação
Foto: divulgação
As mesas laterais do homenageado da edição, Sebastian Herkner, são gotas de vidro colorido suspensas, que ganham destaque por se fundirem. Com essa técnica, seus contornos ficam borrados e as cores claras e fortes se tornam delicadas. Ao se sobreporem, novas tonalidades são criadas, e se projetam também na própria sombra da mesa.

LEIA TAMBÉM