Decoração

6 tendências de decoração, fáceis de colocar em prática, direto da Maison & Objet Paris

HAUS
14/09/2018 18:35
Thumbnail

Se você quer apostar em cores na sua decoração, vá de laranja ou verde. Confira outras tendências da Maison & Objet que aconteceu em Paris. Fotos: Juliana Meda / Divulgação

Todo setembro é tempo de os olhos de quem gosta de design se voltarem para Paris. A Maison & Objet terminou na última terça-feira (11) e trouxe tendências e peças que com certeza influenciarão a decoração em todos os lugares do mundo. A pedido de HAUS, a arquiteta Juliana Meda, que visitou a feira francesa, selecionou pontos de destaque. Para Juliana, a feira é uma diversão, pois traz todo tipo de referência em design. “Desde jóias, brinquedo, objetos criativos para a cozinha, culinária, enfeites, lançamentos de linha de mobiliários, a gente encontra de tudo. Eles são muito focados em soluções, então é muito legal e dinâmico de ver”, conta.

Confira as 7 principais tendências selecionadas por Juliana Meda na Maison & Objet

Elementos naturais

Há uma volta e uma busca pela natureza, pelo natural. É a utilização da alta tecnologia sem cara de industrializado. O papel reciclado, a fibra de bamboo, o uso da seda. Juliana conta que, incluise havia um estande que mostrava como usar a seda para papel, roupa, enfeite. Neste contexto, materiais que se encontra no Brasil ganham força, como as fibras naturais, por exemplo. Uso de frutos, como cocos, e sementes, como as amêndoas. As pessoas estão numa busca muito forte para a utilização da natureza, um exemplo que apareceu na feira foram as joias bem interessantes feitas de carvão, explorando o que sai da natureza.

Reciclagem e sustentabilidade

Dentro dessa questão mais natural e menos industrial, muitas demonstrações de reutilização do plástico. Por exemplo, o mobiliário feito de plástico reciclado mostrava o que fazer com o lixo. Essa conscientização está muito forte e presente na edição deste ano.

Foco no laranja e verde

As cores continuam puxando para os tons terracota, o laranja e o verde. Estavam em vários espaços e produtos, super em alta e vieram para ficar.

Cerâmicas

Viu-se cerâmica em vários estandes. Tudo feito a mão (resgate ao natural, sem industrialização). “Temos vários ceramistas ótimos no Brasil e esta é uma tendência que pode se muito usada por nós com destaque na decoração”, explica.

Vida prática

A feira tinha muita coisa para incentivar o faça você mesmo. Tudo para deixar a vida mais prática, mais fácil. Garfos e facas diferentes, tábuas que facilitam o dia a dia. Há ainda a aposta em módulos para encaixes e elementos para organização.

Linhas orgânicas

O que eles trazem como tendência são as peças mais torneadas e orgânicas. O enfeite orgânico está muito forte, além dos vasos de vidro, alguns com outros vasos dentro, ou todo soprado, feito à mão. Mais uma vez, a característica natural em evidência.

LEIA TAMBÉM