A iluminação é tão importante quanto a decoração de casa. Não só pelo estilo dos abajures ou lustres, mas pelo poder que uma lâmpada tem de criar charme e ser funcional, garantindo segurança e conforto. Se você tem dúvida de qual tipo de iluminação é a mais correta para determinado ambiente da residência, nós te ajudamos.
Confira algumas dicas para não errar na hora da escolha do tipo de iluminação, incluindo uma seleção de luminárias, pendentes e arandelas cheias de estilo – e o melhor: com ótimo custo-benefício!
Quarto e sala

Estes cômodos pedem algo mais suave, relaxante, que dê um toque mais intimista e pessoal à casa. Logo, a iluminação indireta – aquela que não se vê a fonte de luz e que utiliza algum aparato para rebatê-la – é o tipo mais indicado. Na dúvida, troque a iluminação direta de lustres da sala pela indireta de abajures e pendentes, e você verá a diferença. A sensação de conforto é imediata!

Home office

O cantinho de trabalho em casa deve garantir eficiência e produtividade, por isso invista em iluminação suave, mas não igual à sala ou o quarto – para não correr o risco de dormir em cima do computador. Abajures ou pendentes com lâmpadas fluorescentes ou LEDs dão conta do recado.

Banheiros

Como geralmente são ambientes pequenos, poucos pontos de luz bastam no banheiro. Você pode utilizar uma ou duas lâmpadas halógenas sobre a bancada, em arandelas, opção que deixa o cômodo mais intimista, ou pendentes sobre a pia.

Áreas externas

As lâmpadas halógenas, devido a sua luz brilhante direta e de longa vida, são as mais indicadas para áreas externas, já que estas precisam de uma potência maior na iluminação. Elas vão destacar áreas do caminho e características da paisagem.

SERVIÇO| Balaroti, www.balaroti.com.br. Etna, www.etna.com.br. Leroy Merlin, www.leroymerlin.com.br. MinD, www.mindesigns.com.br. Oppa, www.oppa.com.br. Tok&Stok, www.tokstok.com.br.