Decoração

 4 dicas para valorizar os livros na decoração

Gazeta do Povo
08/03/2019 21:00
Thumbnail

Livros podem ganhar destaque na decoração combinados com outros elementos. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

Romance, conto, biografias ou história em quadrinhos, tanto faz: para os amantes de literatura, seus livros são tratados como pequenos tesouros. Para valorizar o acervo particular como ele merece, nada melhor do que deixar os exemplares preferidos em evidência – dando um charme a mais na decoração de ambientes como home office, sala de estar e dormitório. HAUS selecionou quatro formas para deixar os livros em evidência indo além da biblioteca tradicional.

Prateleira

Explorar a área das paredes para armazenar itens diversos é uma solução inteligente que ganha cada vez mais adeptos – especialmente em ambientes compactos. Por isso, apostar em prateleiras para guardar livros é uma estratégica prática, econômica e versátil. Um exemplo é a prateleira da Masutti Copat, que faz alusão à tendência de utilização do metal no interior dos cômodos, remetendo à composição com apelo industrial.

Estante

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Outra ideia para organizar o acervo são as estantes componíveis perfeitas para acomodar os livros e dar um toque extra à decoração da casa ou do escritório (sejam obras de entretenimento, sejam de conhecimento técnico). Esses mobiliários são perfeitos para quem gosta de se arriscar com montagem ‘faça você mesmo’. A coleção M. Start é assinada pela designer Juliana Desconsi, e é formada por um sistema de estruturas tubulares e chapas de MDF com estética capaz de se adaptar a todos os ambientes .

Porta-livros

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
É sempre importante pensar em quem tem um estilo minimalista e defende o ‘menos é mais’. Há opções de porta-livros que deixam os livros como que “flutuando” no ambiente. É o caso da linha Neo. Há opções de cores fortes, transformando o suporte em um objeto decorativo.

Banqueta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As banquetas não servem apenas para sentar, tampouco combinam somente com a cozinha. Seguindo a tendência de móveis multifuncionais, é possível incluir este item na decoração da sala, quarto ou canto de leitura e usá-lo como apoio para livros. Além de acomodar livros de destaque, vale formar uma composição com abajur, folhagens ou bibelôs, criando um décor atual.

LEIA TAMBÉM