Decoração
Primeira grande feira de decoração do ano, Imm Cologne revive cores fortes, veludos e estampas

Stand Innovation Living. Foto: Koelnmesse / reprodução | Koelnmesse GmbH
No calendário do design e da decoração, o início de janeiro é tempo de voltar os olhos para a cidade alemã de Colônia. Ela recebe, anualmente, a Imm Cologne — primeira feira de decoração do ano, que em 2019 vai de 14 a 20 de janeiro. O evento é considerado uma prévia do que o tradicional Salão Internacional do Móvel de Milão recebe em abril.
Neste ano, a feira alemã conta com 1,3 mil expositores, dos quais 70% são de fora do país. Os visitantes podem encontrar novidades das áreas de decoração, iluminação, tendências de cores e soluções inteligentes para casa, além de inspirações visionárias de grandes nomes do design.
Confira as tendências de decoração de interiores que despontam em Colônia e que prometem marcar o ano de 2019:
Móveis e estilos
Aparadores são os móveis mais populares do ano, e aparecem combinados a poltronas e sofás com uma pegada de design despojado. Peças de design assinado, que esbanjam personalidade, também marcam presença nas salas. Em contrapartida, um mobiliário prático e sistemático tende a ser mais comum nas cozinhas ou no quartos, com armários sem portas e organizadores cheios de prateleira.

As marcas também têm buscado se adaptar a novas formas de vida, flexibilizando os móveis. Neste ano, vemos opções menores, mais modulares e multifuncionais, otimizando espaços das casas.

O que reaparece aos poucos, depois de desaparecer dos sofás e dos papéis de parede, são as estampas e padrões coloridos. Às vezes impressos, às vezes em 3D, o retorno é cauteloso e em peças específicas.
Cores para todos os gostos
A paleta de cores baseada em tons de cinza claro continua ganhando os ambientes da Imm Cologne. No entanto, neste ano ela vem acompanhada de tons pastel e estampas étnicas ou inspiradas pela natureza — deixando o estilo escandinavo fora de cena.

As paletas multicoloridas entram com força e apostam na ousadia, combinando tons de laranja com verde escuro, amarelo e turquesa. Outra opção é combinar variações das cores primárias, criando um efeito que remete às pinturas de Mondrian.

Cores quentes e escuras também ganharam a feira alemã. Elas são harmonizadas com tons de madeira avermelhada, enquanto tonalidades escuras de azul e verde podem ser combinadas ao dourado ou rosé gold para criar uma sensação de art déco.
Materiais em alta
A madeira, como sempre, está em alta. Mas isso não é novidade: além de sustentável, ela é versátil e campeã em trazer aconchego para os ambientes. A pegada atual é usar o material cru, sem tratamento e sem pinturas — o que não quer dizer sem elegância.

O aço continua atual principalmente trabalhado com cores quentes e em acabamentos em dourado ou latão. Além disso, ele extrapola seus usos apenas em pernas de sofá ou de mesa — é comum ver metais como elemento decorativo na iluminação, nas mesas ou ainda nas paredes.

O vidro e o vime são dois materiais que vêm ganhando força, e são trabalhados junto a pedras naturais para ganhar uma aura de exclusividade.
O veludo é o tecido que volta com tudo como tendência entre os revestimentos para dentro de casa. Ele aparece em cores sólidas, e são aposta para quem procura aquecer ou suavizar um ambiente sem abrir mão de um toque de luxo.

Outros destaques

Fora a exposição de móveis, outro pilar da feira é a exposição Das Haus, na qual um artista convidado expõe um trabalho autoral pensando em como serão as casas do futuro. Neste ano, o estúdio holandês Truly Truly apresenta a instalação “Living by moods”, trabalhando ambientes orgânicos e soltos.

A feira também promove a competição “Pure Talents”, na qual jovens designers de diversos países apresentam protótipos nas áreas de design de produtos, design de interiores e arquitetura.