Centro Brasil Design

Centro Brasil Design

Consultoria de design e inovação desponta como solução para alavancar empresas

Paulo Victor de Souza Lima Bontorin
06/12/2019 17:15
Thumbnail
Quando o assunto é sustentabilidade
e longevidade, as gestões de pequenas, médias e grandes empresas têm um
ponto em comum: a importância da inovação
para gerar vantagens competitivas a
curto e longo prazo. Na corrida para encontrar soluções colaborativas,
eficientes e criativas para a questão, a consultoria
voltada ao design tem surgido
como uma das principais alternativas para superar os desafios e agregar valores
de produto exclusivos em relação a outros negócios do mesmo nicho.
O serviço oferece um norte para que empreendedores se conectem com os
melhores designers do mercado e desenvolvam estratégias arrojadas para potencializar a lucratividade e o crescimento saudável de empresas.
Os resultados da tática são concretos e podem ser expressos pelos bons números. Em 2015, um estudo do programa Paraná Inovador pelo Design, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em conjunto com o Centro Brasil Design (CBD) — referência nesse tipo de consultoria no estado — apurou que cada 1% do orçamento dedicado à área gera cerca de 3% de crescimento nas vendas de produtos e serviços.
A diretora do CBD, Ana Brum,
explica que o caminho para a resposta positiva é pavimentado pelo caráter
colaborativo desse tipo de proposta, já que o design de inovação aposta na
análise conjunta para construir soluções modernas e, muitas vezes,
revolucionárias. “A conexão entre empresa e designer é um dos fatores de
sucesso dos projetos. A correta aproximação dos atores, a identificação de
competências necessárias e ferramentas de gestão são essenciais para o sucesso
de um projeto”, afirma.

Como a inovação pelo design transforma negócios

O diferencial desse tipo de
consultoria pautada na análise colaborativa e interseccional é a promoção da
chamada Inovação Orientada pelo Design (IOP). Essa abordagem permite um reposicionamento dos produtos e serviços de uma marca perante
o público sem que sejam necessários grandes investimentos. Negócios com esse
tipo de planejamento experimentam o alcance de metas de curto e longo prazo.
Foi o que aconteceu com a Café da
Condessa, empresa mineira que passou a se destacar no mercado internacional a
partir de 2016, quando iniciou uma parceria frutífera com o Centro Brasil
Design que reformulou vários aspectos da apresentação de mercadorias. “A
consultoria do CBD foi importante para a minha Condessa, que entrou como uma
moça tímida, usando pretinho básico, e saiu como uma mulher colorida, ousada e
poderosa. Com as novas embalagens para os cafés que criamos, estamos prontos
para dominar o planeta”, conta a dona e fundadora da companhia, Maria Carolina
F. R. de Lima.

Centro Brasil Design é expoente em consultorias do gênero no país

O sucesso das consultorias
oferecidas pelo CBD também é atribuído a um ingrediente que vai além da mera
efetividade da inovação pelo design: a experiência.
A instituição surgiu de forma
independente em 1999 e, de lá para cá, já trabalhou com mais de 5.700 empresas
em todo o país. O trabalho tem aumentado as vendas e melhorado a percepção de
consumo dos negócios atendidos no Brasil e no exterior. Entre 2015 e 2018, foi
registrado um aumento de 61% no número de exportações de produtos e serviços
consultoria.