Casa Cor
Plantas de ponta cabeça: designers criam jardim inusitado no teto de banheiro
Com uma proposta minimalista, o banheiro assinado por Camila Rocha e Monica Pajewski explora a sutileza de formas orgânicas e elementos naturais. Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios
As designers de interiores Camila Rocha e Mônica Pajewski inverteram padrões no ambiente que assinaram para a Casa Cor Paraná 2018, o Toilette Masculino. A iluminação do banheiro de 7m² não vem de cima, mas de uma tela tensionada que ocupa uma parede inteira. Já as plantas foram viradas de cabeça para baixo em um jardim inusitado que preenche o teto.
Camila e Mônica, responsáveis pelo escritório MC Interiores, contam que nunca tinham visto um jardim do gênero. Buscaram a ajuda de paisagistas para a execução do projeto, mas como não encontraram ninguém que aceitasse a empreitada desenvolveram elas próprias o jardim suspenso. “Nossa principal inspiração foi sair do óbvio”, contam as profissionais que estrearam este ano na Casa Cor.
As designers utilizaram apenas vegetação natural e destacam que o maior desafio foi fixar os vasos de ponta cabeça sem que nem as plantas, nem a terra, caíssem no chão. Outro desafio foi fazer a manutenção com as regas. Camila conta que elas o fazem com um borrifador de pressão, mas o projeto pode ser replicado de maneira totalmente automatizada. Como são plantas de ambiente interno, a rega pode ser feita apenas uma vez por semana.
O jardim invertido mescla cores e texturas de várias espécies, incluindo asplênios, begônias, peperômias, clorofito e jiboia.
*Especial para a Gazeta do Povo.