Uma das apostas da decoração para trazer um toque lúdico ao ambiente é o uso do neon. A variedade dos materiais disponíveis no mercado faz com que sua forma clássica divida espaço com outros formatos e aplicações, criando um leque de opções de como utilizar a luz.
Para além do neon, outros materiais também podem cumprir esse papel. É o caso das fitas de LED RGB, material que emite luz vermelha, verde e azul — que, misturadas, podem reproduzir qualquer tonalidade.
A HAUS selecionou cinco ambientes da Casa Cor Paraná 2019 que apostam no neon e nas fitas de LED coloridas para integrar sua linguagem. Confira!
Vote aqui e escolha os melhores ambientes da Casa Cor PR 2019
No espaço da selfie
A fita de neon vermelha no teto integra a proposta futurista do Selfie Point, espaço assinado pelos arquitetos Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi. A maleabilidade do material permite que se crie qualquer tipo de desenho com ele — neste caso, uma linha abstrata que corre através da circulação.
Para além do neon, a luz é protagonista em todo o ambiente — na cor branca, que preenche a tela tensionada iluminada (ideal para fotos!), e nas esferas suspensas pelo espaço.
Na espumanteria
O Bar e Espumanteria criado pela designer de interiores Cynthia Karas tem inspiração em bares nórdicos. A paleta de cores rosé, amadeirada e verde traz essa suavidade ao espaço — que tem no neon e no sofá seus principais protagonistas. O ambiente de 116 m² também dispõe de metais dourados e serralheria que completam a proposta.
No coworking
O neon foi um dos elementos colocados nos pontos “instagramáveis” do Coworking Archademy — espaço de 93 m² assinado por Karla Bender, Filipe Bender, Caetano Nigro, Marilia Bender Almeida e Rafaela Bender. A proposta dos profissionais foi criar um ambiente que atendesse tanto à sua demanda funcional — o trabalho, portanto proporcionando a concentração — e os espaços visualmente atrativos para redes sociais. O neon de flamingo e o de lettering, com a palavra “permita-se”, combinam esse apelo junto das plantas pendentes na estante.
No lounge
O Lounge STM Empreendimentos é uma explosão de fitas de LED coloridas e neon. Assinado por Jayme Bernardo e Glei Tomazi, ele tem como função apresentar os quartos do novo hotel Linked, com plantas de apenas 9,1 m². Para isso, os arquitetos dispõem de um ambiente cênico: na entrada, os perfis de LED azul; no interior, a parede de cimento queimado revela o neon “small details mean a lot”. O resultado é uma pegada contemporânea e cheia de personalidade.
LED como neon
O espaço Jaime Lerner Design foi pensado especialmente para dar destaque ao mobiliário desenvolvido e recém-lançado pelo renomado arquiteto e urbanista. Criado por Felipe Guerra e Samira Barakat, o ambiente funciona como uma galeria. Ao longo da extensão de duas paredes inteiras, uma fita de LED corrobora com o aspecto artístico da linguagem, com curvas suaves que dialogam com os móveis.