Menos é mais: 4 bancadas de cozinhas pequenas, escondidas e funcionais

Luciane Belin*
13/06/2019 17:23
Thumbnail

Foto: Michel William/ Gazeta do Povo

Quando o espaço é pequeno, toda solução voltada a otimizar o uso de qualquer cantinho pode fazer uma grande diferença. Assim como as prateleiras, nichos e os móveis sob medida de maneira geral, as bancadas são peças-chave no desenho de um studio ou loft.
“Ela é imprescindível e, sabendo usar, vira uma peça de destaque do ambiente”, sugere a arquiteta Carla Grüdtner. “Primeiro, tem que ver a utilização do material, a manutenção, como pode ser inserida em ambientes menores, e você também pode descaracterizar um pouco do tradicional para dar mais personalidade”, complementa.
Na cozinha, em especial, as bancadas podem ser o apoio necessário na hora de preparar uma refeição, assumir o papel de mesa e ainda contribuir para uma interface entre cômodos.
Veja quatro ambientes da Casa Cor Paraná 2019 que utilizam bancadas para oferecer soluções para a cozinha.

Multifuncional

Um grande volume em laca azul faz as vezes de cozinha no projeto do Studio 33, da arquiteta Carla Grüdtner, para a Casa Cor Paraná 2019. Criado em homenagem ao fotógrafo Eduardo Macarios, o ambiente foi pensado para uma pessoa que mora sozinha, mas que gosta de cozinhar e aproveitar bem o próprio espaço.
Um grande bloco, dividido por blocos menores, cria uma composição geométrica, dentro da qual o cubo com mais destaque é o quadro branco ao centro, onde está a bancada com cuba, fogão e utensílios domésticos.
Na cozinha azul feita sob medida com marcenaria, a bancada é de pedra e branca, criando um contraste que destaca a usabilidade do espaço. “Quis criar um espaço que não tivesse cara de cozinha, com os eletrodomésticos embutidos dentro das portas. Mesmo no espaço reduzido, couberam elementos como uma cafeteira e um fogão com duas bocas”.

Como num passe de mágica

Foto: Marcelo Stammer/ Divulgação<br>
Foto: Marcelo Stammer/ Divulgação<br>
Como transformar um studio de 36 m² em um apartamento completo, com todos os cômodos e mobiliários que poderiam ter sido incluídos em um espaço com o dobro do tamanho – e, ainda, instagramável?
Os arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado e a designer de interiores Nara Moraes encararam este desafio ao elaborar o Studio da Youtuber, desenvolvido em homenagem à youtuber Franciny Ehlke. E, para garantir o bom uso dos espaços, as bancadas foram essenciais, incluindo uma que só pode ser enxergada à primeira vista.
“Este ambiente foi desenvolvido com o conceito de um espaço que se transforma. Num primeiro momento, quando entra no studio, a pessoa não percebe que ele tem tudo o que tem. Atrás de um painel decorativo, está uma estrutura com mesa de apoio e uma cozinha que fica escondida dentro do armário”, explica Machado.
Foto: Marcelo Stammer/ Divulgação
Foto: Marcelo Stammer/ Divulgação
Com 1,20 m, a bancada de mármore forma uma composição com MDF que consegue incorporar frigobar, fogão, cuba e um micro-ondas, além dos demais utensílios domésticos mais básicos.

Tecnologia e funcionalidade

Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
Em um loft de 80 m², a palavra-chave para elaborar o projeto foi integração. Pensado para um casal que gosta de receber amigos, o ambiente Casa Maldivas garante a proximidade entre os convidados na sala e na cozinha, onde também está uma bancada de 1,30 m por 3 m de largura.
Acompanhada por confortáveis bancadas alta, que oferecem todo o conforto de uma cadeira, a bancada aproxima os envolvidos com a refeição, permitindo que esta seja preparada ali mesmo, na parte interior do móvel.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
“Uma parte da bancada tem uma cuba embutida que permite que ela fique limpa e oculta, então quem está do outro lado não vê nada. Fizemos uma tampa recortada que funciona como escorredor de pratos, mas que também cobre a cuba, e pode ser usado para colocar gelo e bebidas”, explica a arquiteta Alessandra Gandolfi, que assina este ambiente para a Casa Cor Paraná 2019.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios

Futuro rústico

O ar futurista que assume o projeto do Loft do piloto Natuzzi | Ton Sur Ton, assinado pelas arquitetas Priscila Ruon e Suely Ruon nasce em parte dos elementos com linhas curvas, em parte dos tons cinza e prata usados em composição com a parede de mármore. A bancada usada na área da cozinha é um destes elementos.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Dividida, ela é composta por duas peças – uma cinza que pode ser ocupada para o momento de degustar os pratos preparados, outra em madeira que serve de base para o preparo dos alimentos e apoio para o fogão. Essas duas partes funcionam como um contraste que traz um toque rústico e, ao mesmo tempo, moderno, que dá o equilíbrio sofisticado para o ambiente.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM