Le Mépris, filme de Jean-Luc Godard (1963) & Villa Malaparte, Adalberto Libera, 1937, Capri. Lindo filme de Godard, cujo cenário tem uma paisagem paradisíaca, Brigitte Bardot voluptuosa, Fritz Lang, perfume do mediterrâneo, deuses gregos, Homero, um apartamento em Roma e um sofá vermelho, a Casa Malaparte e um sofá azul. Tom sombrio para os personagens e a história e tom de decadência esplêndida para a casa, que também é um dos personagens.
Considerado um dos filmes mais lindos da história do cinema. A casa pode ser descrita como um paralelepípedo de tijolos vermelhos, cortado por uma escada monumental que conduz ao terraço na cobertura. Também pode ser descrita como uma casa-plataforma para o infinito, lugar de inspiração e vida. Onde cada janela enquadra a paisagem como se fosse uma obra de arte. Poucos móveis, de “personalidade” forte. Minimalismo barroco.
Plein Soleil, filme de René Clément (1960) e cenário de Paul Bertrand, Nápoles e Roma.
Com Alain Delon e Marie Laforêt. Fotografia dos detalhes dos apartamentos e do mobiliário. Os espaços são banhados de luz e cores do verão. O figurino é leve e fresco. Listrados, xadrezes, curvas, cores puras: branco, amarelo, azul, vermelho, cristais, pratarias, azulejos floridos, estampas dos tecidos. Geometrias, luzes e sombras. Todas as imagens, da arquitetura à paisagem, são naturezas mortas.