Janeiro, ano novo
A semana de design em Paris, que aconteceu em janeiro, é o momento onde acontece principalmente a feira Maison & Objet e os lançamentos da indústria têxtil. É quando as marcas do mercado de luxo convidam para happenings em seus showrooms ou em lugares emblemáticos da cidade.
Apresentam novidades, como a Manufacture Cogolin onde estava presente a autora dos novos tapetes, a papisa das cores India Mahdavi. Ou a italiana Cappellini que se reinventa ao se mostrar Barroca (o inverso de sua imagem “minimalista” ou “artsy”). Um baile Dandy-chic no Museu Baccarat. Um brinde com champagne junto do fogo da lareira em um apartamento histórico da família Grimaldi no Matignon Bis (Matignon é a residência do Primeiro Ministro).
Escolhi mostrar em fotos algo que me toca em particular. Naquela primeira noite, a Cassina comemora seus 40 anos com o lançamento de um livro muito especial. São fotografias artísticas de seus móveis mais emblemáticos, feitas pelo multi-talentoso Karl Lagerfeld. E ao mesmo tempo, apresentam seis peças (cadeiras, bancos e poltronas) em edição limitada todas em preto e branco. Trabalho da diretora artística da marca, Patricia Urquiola.
A Cassina é muito especial para mim. Em 2010 conheci o diretor da França, que me pediu dois trabalhos de cenografia para a boutique do Boulevard Saint Germain. A primeira foi apresentada em um janeiro frio, cinza e chuvoso, como hoje.
Criei uma biblioteca de livros “em branco”, onde a poesia dessa biblioteca estava em poder criar na imaginação todas as histórias compostas de luz e sombra de páginas dobradas… Luz e sombra tão importantes na boa arquitetura, na vida. E ali nasceu uma amizade.
Com estes anos de experiência profissional, em diferentes culturas, posso dizer que os melhores trabalhos são aqueles em que encontramos pessoas que deixam de ser clientes e viram cúmplices de aventuras criativas! Que venha 2018 cheio de vida, aprendizado, troca de experiências, esperança e sonhos para serem realizados