Torre sustentável

Arquitetura

Zaha Hadid divulga projeto para sede de grupo de tecnologia na China

HAUS
14/08/2023 16:18
Thumbnail
Uma torre de 210 metros de altura com silhueta suavemente curva – e reentrâncias que formam átrios de vários pavimentos em cada uma de suas faces – revestida por vidros. São essas as primeiras características que se notam no projeto recém-revelado pelo escritório Zaha Hadid Architects para a Daxia Tower, sede do grupo de tecnologia de mesmo nome que será construído em Xi’an, uma das maiores cidades do interior da China.
A ser construída em um terreno de 16,7 mil metros quadrados no coração do distrito comercial de Xi’an, hub tecnológico com crescente produção robótica, aeroespacial, farmacêutica e de semicondutores, a torre vai contar com escritórios, espaços comerciais e outros equipamentos em 127.220 metros quadrados de área construída.
Empregando análise de dados e modelagem de comportamento, o escritório projetou um empreendimento com espaço internos equilibrados e voltados tanto para promoverem o bem-estar dos frequentadores quanto para serem duradouros e, assim, sustentáveis. O objetivo é obter a certificação LEED Gold e as três estrelas (máxima classificação) do Programa de Construção Verde da China.
A fachada envidraçada, por exemplo, conta com revestimento térmico e isolamento contra grandes ganhos ou perdas de calor através do vidro, o que representa maior eficiência energética. Além disso, conta com sensores e painéis fotovoltaicos para geração de energia.
Os átrios, por sua vez, permitem profundas iluminação e ventilação natural em cada andar e vista panorâmica para a cidade. Além disso, eles formam terraços internos, os quais são equipados com floreiras que, juntas, recriam o formato das cachoeiras encontradas nas montanhas ao redor da cidade. A vegetação integrada também ajuda a purificar o ar.
O empreendimento vai contar ainda com sistema de coleta de água das chuvas para atender ao menos parte da demanda por água não potável. A água residual produzida ali, ou seja, aquela proveniente de lavatórios, chuveiros, pias, tanques etc (exceto vasos sanitários), também será reciclada e reutilizada. O consumo de energia e o desempenho ambiental serão monitorados por um sistema inteligente que reconhece padrões de ocupação e ajusta as condições internas de acordo com eles.
Em julho, o escritório Zaha Hadid Architects celebrou 15 anos de atuação na China.