Arquitetura
Arquitetura
Zaha Hadid Architects divulga projeto para centro de ciências de Singapura

Projeto do novo Centro de Ciências de Singapura, assinado pelos escritórios Zaha Hadid Architects e Architects 61 | Zaha Hadid Architects/Divulgação
Os escritórios Zaha Hadid Architects e Architects 61 apresentaram o projeto para o novo Centro de Ciências no Jurong Lake District, em Singapura. Com 52.460 m², o complexo tem por objetivo tornar mais acessíveis a ciência, tecnologia, engenharia e matemática por meio de programas educacionais e experiências interativas. Além disso, o projeto irá marcar o aniversário de 50 anos do Centro de Ciências, em 2027, ano previsto para a inauguração do complexo, e está alinhado ao Singapore Green Plan 2030.
Ao todo, serão cinco volumes retangulares interligados que serão integrados à paisagem natural do Lago Jurong, com uma série de pátios e jardins voltados estrategicamente a ele e que também conduzem à estação de metrô adjacente.

Entre seus espaços, o complexo abrigará uma série de galerias de exposição, laboratórios interativos e áreas para eventos, além de arquivos, escritórios administrativos e instalações para visitantes. O projeto contempla, ainda, um novo observatório para astrônomos iniciantes, um laboratório de fabricação digital com programas de incubadora e um makerspace para jovens inventores.

As soluções voltadas à sustentabilidade e ao desempenho energético do complexo também foram contempladas no projeto. Um sistema inteligente de gerenciamento predial deverá reduzir o consumo de energia em mais de 40%, sendo auxiliado pela instalação de placas fotovoltaicas e jardins de cobertura isolantes. A ventilação e iluminação naturais serão privilegiadas e controladas, assim como o uso da água e do paisagismo, planejado para conservar e restaurar a vegetação nativa do local.
