Lançamento

Arquitetura

Voltado para todas as idades, livro ensina sobre patrimônio histórico de Curitiba e preservação

Vivian Faria, especial para HAUS
07/07/2023 13:29
Thumbnail
Educar sobre patrimônio e sobre a importância de preservá-lo de forma despretensiosa e acessível a todas as idades. É essa a proposta d’O Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba (para crianças de 0 a 100 anos), que será lançado neste sábado (08), às 11h30, na Biblioteca Pública do Paraná.
O evento vai contar com um bate-papo com os autores, integrantes do grupo de pesquisa e extensão Arquivo, ligado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além de atividades lúdicas desenvolvidas a partir dos desenhos de edificações do patrimônio da cidade utilizadas na publicação.
As ilustrações, aliás, foram o ponto de partida para a obra, desenvolvida ao longo da pandemia, quando os pesquisadores que iam a campo para produzi-las – atividade que integra o processo de inventário do patrimônio histórico de Curitiba e arredores feito pelo grupo – não podiam sair de casa.
Assim, decidiram aproveitar a coleção de mais de 200 imagens prontas para produzir um livro que permitisse um aprendizado tanto sobre as residências, fábricas, palacetes, obras icônicas e edifícios que compõem o patrimônio histórico edificado curitibano quanto sobre o vocabulário utilizado para identificá-los e falar sobre o tema.
“As pessoas costumam achar que o tema do patrimônio é difícil e acadêmico, mas no nosso projeto, quando chegamos [em locais com edifícios históricos] e conversamos com as pessoas, percebemos que há certa comoção e que as pessoas gostam. Então, nossa ideia é popularizar mesmo esse conhecimento”, explica a professora da UTFPR, coordenadora do grupo e organizadora da publicação, Giceli Portela.
“É um livro teoricamente infantil, mas esse é um aprendizado que tem que chegar ao maior número de pessoas possível, para que se crie um hábito de conhecimento sobre patrimônio, um afeto e uma sementinha para preservação. Muitas pessoas não sabem sobre o valor das coisas e toda informação que disseminarmos, em qualquer suporte, é bem-vinda”, completa.
Ao todo, 31 edificações estão retratadas na publicação – e a imagem de cada uma delas é disponibilizada em versão para colorir. Além disso, ela conta com um glossário com termos técnicos utilizados na arquitetura. O livro estará à venda no lançamento, mas já pode ser adquirido no site da EDUTFPR por R$ 60.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!