Arquitetura

Vidro: um toque de estilo na arquitetura de casas e projetos comerciais

HAUS
10/11/2016 17:44
Thumbnail

O vidro ajuda na integração dos ambientes, como nesta área de piscina, churrasqueira e varanda. Foto: Ronald T. Pimentel

O vidro é um elemento mais forte do que as modas e tendências na arquitetura e decoração. Além disso, é capaz de marcar presença de forma natural em ambientes clássicos ou modernos, seja na composição de móveis quanto na própria arquitetura de residências e espaços comerciais.
Selecionamos oito projetos integrantes do Anuário HAUS 2016 que utilizam o material de forma imponente, mostrando que ele é capaz de dar destaque à vista de um lugar, integrar ambientes ou apenas ser usado em detalhes da estrutura:

Para privilegiar a vista

Uma característica marcante dos projetos de residências contemporâneas é o pé-direito alto. Para aproveitar ainda mais a amplitude proporcionada, muitos profissionais usam o vidro para preencher os vãos formados por eles, caso de Eduarda e Carlos Ehlke, que criaram grandes paredes de vidro para esta casa de estilo moderno. Outro destaque foi a substituição das janelas por grandes panos de vidro que se estendem por toda a extensão dos cômodos, permitindo a entrada de ainda mais luz natural.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
A iluminação também é bem-vinda e bem recebida nesta casa de praia projetada por Elaine Baggio e Fernanda Bittencourt. Além de possibilitarem a integração entre a sala de estar e a área externa com piscina, as paredes de vidro que preenchem o pé-direito alto também dão um visual moderno à residência e permitem visão ampla para o entorno.
Foto: Daniela Buzzi
Foto: Daniela Buzzi
A vista foi um dos principais pontos levados em consideração neste escritório projetado por Edgard Corsi e Ana Carolina Boscardin. Para aproveitar a altura – ele está localizado no 20º andar de um edifício -, os profissionais instalaram um pano de vidro em 180º. Assim, os funcionário podem admirar a paisagem em qualquer ponto. Além da vista, a instalação reforça o ar industrial do ambiente.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Para promover a integração

Além de proporcionar uma bela vista, o uso de vidro também permite integração entre os ambientes. Substituir uma porta ou parede por um pano de vidro pode criar uma união entre os espaços. Foi o que fez Mauricio Melara nesta residência. A área interna e a varanda ganham continuidade uma na outra graças às amplas portas de correr e paredes de vidro instaladas.
Foto: Celso Pilati
Foto: Celso Pilati
Yara Mendes também cria integração nesta casa com o uso de vidro. A área integrada da piscina e churrasqueira ganha continuidade na varanda por meio de portas de vidro, que permitem a conexão entre os espaços até mesmo quando estão fechadas.
Foto: Ronald T. Pimentel
Foto: Ronald T. Pimentel
Para esta residência, Andréa Benthien criou uma área de lazer central toda projetada ao redor de uma araucária que existia no terreno. Com o uso de portas e paredes de vidro, a profissional permitiu uma conexão de todos os ambientes térreos da casa com esse pátio central, além da conexão entre eles.
Foto: Rodrigo Ramirez
Foto: Rodrigo Ramirez

Nos detalhes

O vidro também é muito bem-vindo para os detalhes de uma residência ou projeto comercial. Atemporal e com ares modernos, ele é capaz de conferir estilo ao mesmo tempo em que passa uma neutralidade aos ambientes.
Nesta residência projetada por Karin Brenner, o material foi utilizado em todos os guarda-corpos: no terraço, ao redor da piscina e como apoio na escada que leva ao subsolo. Além de deixar o visual mais limpo, o vidro também conferiu mais modernidade ao estilo da casa.
Fotos: Valterci Santos
Fotos: Valterci Santos
O vidro também foi usado nos detalhes de uma casa noturna projetada por Guilherme Bez. O portal confere uma imponência à entrada sem ofuscar o revestimento da fachada, composto por triângulos tridimensionais descentralizados, que criam um efeito de diamante.
Foto: Uno Cinco Fotografia
Foto: Uno Cinco Fotografia

LEIA TAMBÉM