Arquitetura
Tudo escondido

Sala ampla com home theater da Especialle e televisão embutida na estante espelhada
Projetos
Seja qual for o estilo ou o tamanho da sua casa, uma coisa é certa: fios e cabos soltos e espalhados pelos móveis comprometem a decoração, além de deixar o ambiente com um aspecto desleixado e dificultar a limpeza. Como a quantidade de aparelhos parece não ter fim, há várias maneiras de camuflar os fios e deixar a sala de tevê ou o home office mais organizados.
A maneira mais eficiente para se livrar desse incômodo é planejar com antecedência a decoração do ambiente e recorrer à ajuda especializada para fazer móveis sob medida para seus aparelhos. “É preciso saber quantos aparelhos serão colocados no móvel, qual o tamanho deles e quantos fios precisarão ser agrupados. Assim, planejamos fundos falsos, portas ou buracos de passagem”, afirma Aguinaldo de Oliveira Neto, designer da Movelaria Paranista.
A solução mais comum nos projetos atuais é a instalação de um painel de MDF, no qual a televisão fica encaixada e os fios escondidos. “Geralmente ele tem cerca de 10 cm de profundidade para poder passar toda a fiação. Também é preciso pensar na funcionalidade do móvel, pois certamente haverá manutenção ou troca dos fios, então fazemos uma porta no painel”, explica a arquiteta Ellen Marques, sócia da Due Arquitetura e Interiores.
Para algo mais simples, como raque ou mesas para computadores e impressoras, o passa-fios – que é uma simples abertura nos componentes dos móveis para a passagem dos cabos, tanto na parte de trás do móvel quanto na própria mesa – resolve o problema. Mas nem todos os fios podem ficar juntos, pois o contato pode causar problemas elétricos. “É preciso separar os fios e cabos e deixá-los organizados, evitando problemas nas instalações elétricas dos equipamentos, que podem danificar os aparelhos e, consequentemente, os móveis”, comenta Marcos Ferreira, gestor da Especialle Ambientes Planejados.
Mas, se um móvel novo não está nos seus planos, alguns acessórios encontrados em lojas de materiais elétricos podem disfarçar o problema. Fitas de velcro e tubos em espiral ajudam a manter vários fios juntos. Ganchos e outros prendedores podem manter os fios colados às paredes do móvel ou mesmo deixá-los sob o tampo da mesa.
Serviço:
• Movelaria Paranista, (41) 3338-7495
• Due Arquitetura, (41) 3071-0455
• Especialle Ambientes Planejados, (41) 3058-3334
• Funcional Mobiliário Corporativo, (41) 3033-7040