Arquitetura
Tubos metálicos gigantescos formam complexo cultural na Geórgia

Centro de cultura tem design inovador, formado por dois grandes elementos tubulares. Fotos: Joel Rookwood/Nikolay Kaloshin/Fuksas/ Divulgação
O estúdio de arquitetura Fuksas, do renomado arquiteto italiano Massimiliano Fuksas, divulgou as primeiras imagens de um complexo cultural construído no Rhike Park, em Tbilisi, Geórgia.
Os volumes monumentais e esculturais impressionam não só pelo tamanho, mas principalmente pelo formato sinuoso e pela estrutura metálica, que remetem diretamente ao futurismo.
LEIA TAMBÉM

São dois elementos em formato de tubo ligados por um muro de contenção compartilhada. Cada um deles tem função específica.
O teatro, com capacidade para 550 lugares, sai do solo e abriga um foyer e um refeitório com vista para o rio e para a cidade. A sala de exposições tem uma entrada ligada à rua com uma escadaria. O custo estimado é de 40 milhões de euros.

Um dos pontos fortes do projeto é permitir que os visitantes sempre tenham uma boa vista do rio e da cidade, já que os volumes são cobertos com vidro.
A alguns passos de distância do projeto, a Michele de Lucchi’s Peace Bridge é o principal acesso de pedestres ao parque. A ala Sul se inclina em direção à ponte e, como ela, é coberta com claraboias triangulares em vez dos painéis de aço. A ala Norte, onde está instalado o salão de música, é elevado e fechado por uma parede de cortina de vidro com mais de dois andares de altura.
