Arquitetura
Tevê com bossa

Projeto em 3D mostra a proposta da dupla de arquitetos para o espaço sob a cobertura da casa
Quando mudou-se para a casa nova, a funcionária pública Maria Camargo fez do ático uma espécie de “antiquário particular”. Para lá, foram as peças antigas, de boa qualidade, como um freezer, um tapete em uma metragem pouco encontrada atualmente, um aparador e cadeiras de mogno laqueado.
Aos poucos, Maria vem tentado transformar sozinha o espaço abaixo do telhado em uma agradável sala de televisão, onde possa receber a família de uma forma bem aconchegante nos fins de semana. O começo da mudança foi a aquisição de um novo sofá, com assentos retráteis, na cor fendi. Mas a repaginação por conta própria parou por aí. Agora, ela pede o auxílio da seção para terminar o projeto de remodelação do ático.
Além do apego por alguns móveis antigos, a funcionária pública também guarda um carinho especial pelas fotografias. Ela gosta de tê-las expostas pela casa. Para esse ambiente, ela desejaria posicioná-las de forma harmônica em uma das paredes. Maria também sonha com uma “maquiagem” na lareira. Com a cor em que se encontra está descaracterizada e sem destaque.
Proposta: Estilo provençal
O desafio de transformar o ático em uma sala de televisão aconchegante foi aceito pelos arquitetos Tatiana e Ricardo Jung. Eles projetaram um ambiente em estilo provençal. A televisão seria colocada em um raque bem atual e, sobre o aparelho, prateleiras favoreceriam a melhor distribuição dos objetos de decoração da sala.
O sofá permaneceria inalterado e seria colocado em frente à televisão, proporcionando melhor aproveitamento da lareira, que ganha revestimento cerâmico “tipo tijolo”. Um tapete claro e peludo aqueceria o espaço.
Para o antigo aparador de mogno, os arquitetos propõem uma repaginação: pintura em laca brilhante, verde água ou turquesa pálido, e as portas revestidas com papel de parede ou tecido com estampa no mesmo tom. As ânforas, que têm valor sentimental, seriam colocadas sobre o móvel e a antiga poltrona escura ganharia um revestimento em camurça de tom cru, criando uma área de leitura e relaxamento, além de possibilitar que a pessoa também assista televisão, se desejar.
Para controlar a luminosidade do ático, a proposta seria uma persiana tipo rolo, sob medida, com blackout. A solução para o freezer seria deixá-lo à mostra, com um adesivo (que poderia ser da Torre Eiffel). “Hoje em dia, os eletromésticos podem funcionar como mais um elemento de decoração”, diz Tatiana.
As paredes seriam pintadas de bege escuro, deixando o ambiente mais aconchegante. Tendo como parâmetro o gosto da leitora pelas fotos de família, os arquitetos sugerem um painel com moldura em pátina branca, seguindo o estilo provençal, em conjunto com os quadros menores que já faziam parte do ambiente.
Serviço:
Tatiana e Ricardo Jung, fone (41) 3026-8074 e e-mail: jung_2@yahoo.com.
Ballaroti.
Tok Stok.
Global Solutions, Rua Francisco Rocha, 643 – Batel e fone: 3077-4797.
Luna Luce Iluminação, Av. Nossa Senhora Aparecida, 649 – Seminário e fone (41) 3085-1177.
Ballaroti.
Tok Stok.
Global Solutions, Rua Francisco Rocha, 643 – Batel e fone: 3077-4797.
Luna Luce Iluminação, Av. Nossa Senhora Aparecida, 649 – Seminário e fone (41) 3085-1177.
Participe
Quer receber dicas profissionais para melhorar a decoração de sua casa? Mande sua história e uma foto do ambiente para
viverbem@gazetado povo.com.br
viverbem@gazetado povo.com.br