Interiores

Arquitetura

Tapetes em fibras vegetais estão alta; conheça os materiais e confira 4 modelos para apostar

Da redação
19/06/2024 13:17
Thumbnail
Junto com as cortinas, os tapetes são as "roupas" da casa. Além de decorar, as peças proporcionam aconchego, acrescentam volume e texturas à ambienteção e podem atuar como solução para a setorização dos espaços, entre outros atributos.
Acompanhando as tendências para o morar, que privilegiam o verde e os materiais naturais, os tapetes produzidos a partir de fibras vegetais, como o sisal, tem ganhado destaque. Prova disso é a presença massiva deles na CASACOR SP, por exemplo, evento que joga luz sobre as soluções e tendências em cores, formas e materiais que são as apostas dos profissionais de arquitetura e design de interiores do Brasil.
Com acabamento mais rústico, quando comparadas às produzidas com fibras naturais tradicionais (algodão, lã e seda), as peças abandonam o estigma de que são ideiais somente para as casas de campo ou praia e se colocam como opção, também, para projetos urbanos, a partir da variação de cores, tramas e experiência tátil.
Conheça as características das diferentes fibras vegetais em modelos de tapetes assinados pela by Kamy e expostos na CASACOR São Paulo!

Sisal

Studio by Kamy
Studio by Kamy
O sisal é uma fibra cultivada em regiões semiáridas no Brasil, tendo seus principais produtores nos estados da Bahia e Paraíba. A fibra das folhas da é a principal matéria-prima para a produção dos fios e cordas destinados à indústria têxtil. O sisal é a mais resistente das fibras, além de ser biodegradável.

Cactus

Studio by Kamy
Studio by Kamy
O cactus é outra fonte de fibra vegetal. O processo de produção do fio é manual e natural, o que confere mais variação de tons dentro de uma mesma cor. Assim, o tom pode variar de um tapete para outro, tornando as peças realmente únicas.

Hemp

Studio by Kamy
Studio by Kamy
Os tapetes de hemp são produzidos a partir do caule do cânhamo, planta abundante no Nepal, país asiático localizado na região do Himalaia. O principal atributo da fibra está em sua variedade de tonalidades, o que torna as peças produzidas com a fibra exclusivas. Excelentes isolante térmico, as fibras de hemp são comumente confundidas com as de juta que, na Índia, recebe a denominação de hemp, daí a confusão.

Seagrass

Studio by Kamy
Studio by Kamy
Como o nome em inglês sugere, seagrass são fibras produzidas a partir da extração de espécies específicas de algas banhadas por águas “salmistradas”, ou seja, aquela no encontro entre os rios e o mar. A variação de tonalidade característica da fibra, que sofre ação da água e do Sol, é a principal característica da fibra, que tem toque mais áspero comparado ao das demais fibras vegetais.