Catedral de São Patrício em Dublin
Arquitetura
Dia de São Patrício! Construção do padroeiro da Irlanda tem piso que parece colcha de retalhos

Visão geral do interior da Catedral de São Patrício, em Dublin, na Irlanda. Arcos ogivais e imponência são características do estilo gótico. | David Iliff/Wikipedia/Reprodução
Nesta quarta-feira (17) é comemorado o St. Patrick's Day, ou Dia de São Patrício, um dos feriados mais importantes da Irlanda. A data, que celebra a morte do padroeiro do país, conhecido por expulsar as cobras de sua terra natal e por fundar diversos mosteiros, não se trata apenas de cervejas verdes e trevos de quatro folhas. O feriado possui um significado festivo, mas era estritamente religioso, até comemorações em seu nome pipocarem em todos os cantos do mundo e tornarem a data pop.
Tanto que a Catedral de St. Patrick é um dos pontos turísticos mais visitados de Dublin. Antes uma igrejinha de madeira, a majestosa construção atual começou a ser erguida no século 13, sendo a igreja mais antiga da Irlanda. A catedral é um perfeito exemplar do estilo gótico, característico das igrejas construídas no período medieval.

A suntuosidade, arcos ogivais que parecem setas e outros elementos arquitetônicos apontados para cima foram feitas para parecer que as construções estão mais próximas do céu, e consequentemente de Deus. Como tantas outras igrejas da época, a planta da catedral é em formato de cruz.
Fica difícil determinar qual ponto olhar antes. Rica em detalhes, é possível destacar o piso do templo, de azulejos coloridos, dispostos como uma refinada colcha de retalhos, e os belíssimos vitrais. Monumentos dedicados a pessoas e famílias importantes ligadas à igreja lotam os corredores laterais. Um deles é o busto de Jonathan Swift, autor de "Viagens de Gulliver", que foi decano da St. Patrick por muitos anos.

Além do altar principal, a catedral tem diversos espaços e altares laterais dedicados a parcelas da população, como famílias de soldados falecidos em combates dos quais a Irlanda participou e imigrantes.
Como é o caso da Lady Chapel, dedicada a Virgem Maria e construída no século 13 pelo arcebispo Fulk de Saunford. Porém, a capela ficou popularmente conhecida como capela francesa, devido ao uso frequente que refugiados protestantes franceses faziam do espaço em Dublin.

Atrás de cada cadeira da Lady Chapel, ficam penduradas pequenas almofadas feitas de crochê e tricô, com diversos símbolos e frases religiosas. Elas podem ser utilizadas na hora de se ajoelhar para uma oração ou liturgia específica.

Atualmente existem visitas guiadas com agendamento prévio que podem ser feitas no site da instituição. E você pode aproveitar para ir em horários de cultos, que acontecem em gaélico e inglês. A experiência é bem interessante.

Acredita-se que o local de construção da catedral era onde ficava o poço que o santo irlandês utilizava para batizar os novos convertidos ao cristianismo no século 5 d.C.
Confira mais fotos da Catedral de São Patrício






