Reocupação do espaço público

Arquitetura

Projeto-piloto de SP vai usar calçadas e ruas como área para bares e restaurantes

Luan Galani
13/07/2020 19:51
Thumbnail

Projeto “Ocupa Rua”, pensado pelo escritório de arquitetura Metro Arquitetos, pode ser o caminho a ser seguido por bares e restaurantes nas grandes cidades brasileiras. Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação

A cidade de São Paulo vai testar um projeto-piloto que transforma ruas e calçadas normalmente destinadas a vagas de automóveis em áreas externas para bares e restaurantes. A iniciativa foi batizada de "Ocupa Rua" e é capitaneada pela Prefeitura de São Paulo com o escritório de arquitetura Metro Arquitetos e a crítica gastronômica Alexandra Forbes.
O principal objetivo é garantir a segurança das pessoas na reabertura gradual dos bares e restaurantes (seguindo os novos protocolos de higiene e capacidade reduzida), mas também aproveita a oportunidade apresentada pela nova realidade para tentar ampliar o espaço para as pessoas nas ruas da cidade, em uma reocupação dos espaços públicos.
Como mostra o mapa na última imagem desse post no Instagram logo acima, os primeiros trechos a serem readequados serão nos arredores da Praça da República. Se bem sucedida, a solução pode ser adotada por outras cidades também.
O projeto foi criado de forma a oferecer opções de rápida instalação e custo baixo. E vem na toada de soluções similares feitas em cidades europeias, a exemplo das estufas em restaurante de Amsterdã.
Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação
Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação
O projeto foi pensado também para que os estabelecimentos não consigam mudar o layout para acrescentar mais mesas e cadeiras, o que iria contra as recomendações de saúde pública.
Para isso, foram sugeridos vasos de plantas grandes e pesados, que irão isolar os clientes dos carros. Como também um outro sistema de vasos menores para separar as mesas e manter o distanciamento obrigatório.
 Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação
Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, a flexibilização do uso das vias públicas já estava sendo analisada há um tempo por um grupo multidisciplinar da prefeitura. Outra ação em análise neste momento pelo poder público é a simplificação dos procedimentos, isenção de taxas e a possibilidade de autodeclarações para obtenção de Termo de Permissão de Uso (TPU) para as autorizações em questão.