São Paulo
Arquitetura
Região da Paulista terá nova área verde com 10 mil m² e mobiliário dos Irmãos Campana

Biofilia e mobiliário assinado marcam projeto de nova área verde em São Paulo, a ser entregue nos 470 anos da cidade. | Divulgação
A partir de janeiro de 2024, a cidade de São Paulo vai ganhar amplo espaço de convivência e mobilidade ativa a poucos passos da Avenida Paulista. A proposta criará uma área verde de aproximadamente 10 mil m², no trecho das alamedas Rio Claro, das Flores e da rua São Carlos do Pinhal. Batizado de “Sua Rua” e assinado pelo escritório Levisky Arquitetos, o projeto se inspira em movimentações que já acontecem em grandes metrópoles mundo afora com o objetivo de colocar o pedestre como peça central do espaço urbano.
"Sua Rua" chama a atenção pela biolifia, com a previsão de que sejam plantadas mais de 400 árvores, e do mobiliário selecionado para compor o espaço. Serão mesas, cadeiras e jardineiras criadas pelo premiado estúdio dos Irmãos Humberto e Fernando Campana.
A área de convivência e circulação terá ainda nova iluminação pública com fios aterrados e de baixo consumo de energia, pavimentação artística e wi-fi gratuito em toda a sua extensão. O local também terá quiosques que poderão ser palco para a realização de experiências gastronômicas feitas com ingredientes orgânicos e em associação com projetos de inclusão social.

Segundo a arquiteta e urbanista Adriana Levisky, responsável pelo projeto, o boulevard deve proporcionar acesso gratuito e facilitado a arte, cultura e educação, além de servir como um espaço de descanso para quem transita pela região da Paulista, atendendo um potencial fluxo diário superior a 1 milhão de pessoas, conforme estimativa da Associação Paulista Viva. O espaço contará com intervenções urbanas, exposições temporárias, áreas de contemplação e repouso e oferecerá conteúdo educativo sobre o meio ambiente (com informações, por exemplo, sobre as espécies plantadas no local).
A
iniciativa é resultado de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de São
Paulo e a Associação São Paulo Capital da Diversidade e conta com o apoio da
Cidade Matarazzo e da Brookfield Properties, líder mundial em desenvolvimento e
operação de ativos imobiliários de alta qualidade.
iniciativa é resultado de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de São
Paulo e a Associação São Paulo Capital da Diversidade e conta com o apoio da
Cidade Matarazzo e da Brookfield Properties, líder mundial em desenvolvimento e
operação de ativos imobiliários de alta qualidade.
Para Alexandre Allard, empresário que integra a Associação São Paulo Capital da Diversidade e fundador da Cidade Matarazzo, “Sua Rua” deve “trazer a natureza de volta para a cidade, mostrar como ela muda a nossa vida, impacta a felicidade e, mais do que isso, promover eficiência e quebrar a rotina de estresse numa região tão movimentada como a da Paulista”.

O investimento para a implementação e a gestão do boulevard será de aproximadamente R$ 125 milhões, valor integralmente privado. As obras terão início ainda no primeiro semestre de 2023.