Novidade

Arquitetura

São Paulo recebe primeira Roca Gallery das Américas

Laura Ré, especial para HAUS
29/09/2023 19:40
Thumbnail
O Grupo Roca inaugurou  neste mês de setembro o Roca Gallery, em São Paulo. Primeira da América do Sul dentro do conceito inovador da marca para se relacionar com o mercado, a galeria está localizada entre as avenidas Brasil e Rebouças. O projeto, com 1.300 m², é assinado pela arquiteta Fernanda Marques, com paisagismo de Alex Hanazaki, e traz um respiro arquitetônico, artístico e cultural para a capital paulista.
O Brasil foi escolhido para receber a sétima Roca Gallery do mundo; as demais estão localizadas na Europa e Ásia. A Mata Atlântica foi o ponto de partida para a arquitetura do edifício, que se propõe um espaço de discussão dos quatro pilares da marca: design, tecnologia, sustentabilidade e inovação.
Líder mundial em soluções para banheiros, o Grupo Roca está no Brasil desde 1999 por meio da Roca Brasil e também das marcas Celite e Incepa. Há 10 anos, criou o conceito do Roca Gallery, até então presente em Barcelona e Madri (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Xangai e Pequim (China) e idealizado para promover maior conexão da marca com  profissionais do setor e público em geral.

A galeria paulistana

O Roca Gallery São Paulo foi projetado pela arquiteta brasileira Fernanda Marques, premiada internacionalmente com o iF Design Award, The International Property Awards, A’ Design Award, Red Dot Design e Award e AD Awards, entre   outros reconhecimentos.
A arquiteta desenvolveu um edifício em vidro inspirado na Mata Atlântica e que utiliza matérias-primas sustentáveis, como madeira de reflorestamento. A imagem impressa na fachada é uma fotografia real do bioma. O projeto é elegante, clean e contemporâneo e  busca colocar a natureza no centro para criar uma atmosfera de bem-estar e conexão - valores importantes para a Roca.
Áreas amplas e agradáveis marcam a arquitetura do projeto.
Áreas amplas e agradáveis marcam a arquitetura do projeto.
Segundo Fernanda, seu objetivo foi criar um projeto que trouxesse a tropicalidade brasileira, mas que também fosse chique e sóbrio. A valorização de espaços amplos e vazios foi indispensável para a arquiteta.
"É tão difícil quando a gente vai falar de louças, metais e de produtos conseguir passear por espaços mais amplos e agradáveis. O principal e mais bacana nesse prédio é que pudemos transformá-lo nesse ponto de encontro e ideias", pontua.
Ao assinar o espaço, a arquiteta passa também a ser a segunda mulher a criar um Roca Gallery no mundo, ao lado de  Zaha Hadid, que projetou o Roca London Gallery, em 2011.

Paisagismo

O oásis verde criado no meio da cidade de São Paulo leva assinatura do paisagista brasileiro Alex Hanazaki, que transmite a essência da flora nacional no projeto.
Para isso, levou em consideração os três pilares do paisagismo: continuidade, amplitude do espaço e destaque à obra arquitetônica. Além disso, também considerou a necessidade de manutenção do paisagismo, principalmente do interior do edifício, onde há áreas de sombra.
Paisagismo, por Alex Hanazaki, é evidenciado nos espaços internos e externos da galeria.
Paisagismo, por Alex Hanazaki, é evidenciado nos espaços internos e externos da galeria.
Para a área externa, Hanazaki optou por espécies que conversam com a imagem da Mata Atlântica da fachada, com diferentes texturas, cores e escalas. Já na parte interna, espécies tropicais densas e volumosas promovem fluidez entre os espaços de dentro e de fora, produzindo sensações de amplitude, conforto e acolhimento.

O espaço 

O Roca Gallery São Paulo é composto por três blocos distintos, mas com arquiteturas complementares que representam cada uma das marcas do grupo no Brasil: Roca, Celite e Incepa. Fernanda Marques desenvolveu um layout sem divisórias fixas entre os ambientes internos e externos para que representasse o conceito de ambiente multifuncional do edifício.
Fluidez entre os espaços é outra característica do projeto.
Fluidez entre os espaços é outra característica do projeto.
A escolha dos móveis foi pensada para criar um ambiente elegante, atemporal, funcional e confortável, priorizando o design nacional.
Há também um espaço interno dedicado a exposições temporárias. Nesta abertura, o Roca São Paulo Gallery recebe instalação inspirada no Mediterrâneo para apresentar os produtos Ona, da coleção global da Roca, com design orgânico.

Serviço

Roca São Paulo Gallery 
  • Endereço: Av. Brasil, 2.188 – Jardim América, São Paulo
  • Horário: de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h | Sábado: das 10h às 14h

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!