Novidade

Arquitetura

São Paulo recebe primeira Roca Gallery das Américas

Laura Ré, especial para HAUS
29/09/2023 19:40
Thumbnail
O Grupo Roca inaugurou  neste mês de setembro o Roca Gallery, em São Paulo. Primeira da América do Sul dentro do conceito inovador da marca para se relacionar com o mercado, a galeria está localizada entre as avenidas Brasil e Rebouças. O projeto, com 1.300 m², é assinado pela arquiteta Fernanda Marques, com paisagismo de Alex Hanazaki, e traz um respiro arquitetônico, artístico e cultural para a capital paulista.
O Brasil foi escolhido para receber a sétima Roca Gallery do mundo; as demais estão localizadas na Europa e Ásia. A Mata Atlântica foi o ponto de partida para a arquitetura do edifício, que se propõe um espaço de discussão dos quatro pilares da marca: design, tecnologia, sustentabilidade e inovação.
Líder mundial em soluções para banheiros, o Grupo Roca está no Brasil desde 1999 por meio da Roca Brasil e também das marcas Celite e Incepa. Há 10 anos, criou o conceito do Roca Gallery, até então presente em Barcelona e Madri (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Xangai e Pequim (China) e idealizado para promover maior conexão da marca com  profissionais do setor e público em geral.

A galeria paulistana

O Roca Gallery São Paulo foi projetado pela arquiteta brasileira Fernanda Marques, premiada internacionalmente com o iF Design Award, The International Property Awards, A’ Design Award, Red Dot Design e Award e AD Awards, entre   outros reconhecimentos.
A arquiteta desenvolveu um edifício em vidro inspirado na Mata Atlântica e que utiliza matérias-primas sustentáveis, como madeira de reflorestamento. A imagem impressa na fachada é uma fotografia real do bioma. O projeto é elegante, clean e contemporâneo e  busca colocar a natureza no centro para criar uma atmosfera de bem-estar e conexão - valores importantes para a Roca.
Áreas amplas e agradáveis marcam a arquitetura do projeto.
Áreas amplas e agradáveis marcam a arquitetura do projeto.
Segundo Fernanda, seu objetivo foi criar um projeto que trouxesse a tropicalidade brasileira, mas que também fosse chique e sóbrio. A valorização de espaços amplos e vazios foi indispensável para a arquiteta.
"É tão difícil quando a gente vai falar de louças, metais e de produtos conseguir passear por espaços mais amplos e agradáveis. O principal e mais bacana nesse prédio é que pudemos transformá-lo nesse ponto de encontro e ideias", pontua.
Ao assinar o espaço, a arquiteta passa também a ser a segunda mulher a criar um Roca Gallery no mundo, ao lado de  Zaha Hadid, que projetou o Roca London Gallery, em 2011.

Paisagismo

O oásis verde criado no meio da cidade de São Paulo leva assinatura do paisagista brasileiro Alex Hanazaki, que transmite a essência da flora nacional no projeto.
Para isso, levou em consideração os três pilares do paisagismo: continuidade, amplitude do espaço e destaque à obra arquitetônica. Além disso, também considerou a necessidade de manutenção do paisagismo, principalmente do interior do edifício, onde há áreas de sombra.
Paisagismo, por Alex Hanazaki, é evidenciado nos espaços internos e externos da galeria.
Paisagismo, por Alex Hanazaki, é evidenciado nos espaços internos e externos da galeria.
Para a área externa, Hanazaki optou por espécies que conversam com a imagem da Mata Atlântica da fachada, com diferentes texturas, cores e escalas. Já na parte interna, espécies tropicais densas e volumosas promovem fluidez entre os espaços de dentro e de fora, produzindo sensações de amplitude, conforto e acolhimento.

O espaço 

O Roca Gallery São Paulo é composto por três blocos distintos, mas com arquiteturas complementares que representam cada uma das marcas do grupo no Brasil: Roca, Celite e Incepa. Fernanda Marques desenvolveu um layout sem divisórias fixas entre os ambientes internos e externos para que representasse o conceito de ambiente multifuncional do edifício.
Fluidez entre os espaços é outra característica do projeto.
Fluidez entre os espaços é outra característica do projeto.
A escolha dos móveis foi pensada para criar um ambiente elegante, atemporal, funcional e confortável, priorizando o design nacional.
Há também um espaço interno dedicado a exposições temporárias. Nesta abertura, o Roca São Paulo Gallery recebe instalação inspirada no Mediterrâneo para apresentar os produtos Ona, da coleção global da Roca, com design orgânico.

Serviço

Roca São Paulo Gallery 
  • Endereço: Av. Brasil, 2.188 – Jardim América, São Paulo
  • Horário: de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h | Sábado: das 10h às 14h