Arquitetura

São Paulo quer transformar Ibirapuera em um Madison Square Garden em três anos

HAUS*
03/08/2017 14:34
Thumbnail

Plano é transformar ginásio do Ibirapuera em arena multiuso do nível do Madison Square Garden de Nova York. Foto: Madison Square Garden/Reprodução

São Paulo quer ter uma arena multiuso à la Madison Square Garden. A promessa do governo estadual de São Paulo é de que dentro de três anos o ginásio do Ibirapuera (Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães) será totalmente modernizado com o conceito “Next Generation”, que permite que a arena ‘mude de cara’ em poucos dias para as diferentes atividades, entre eventos esportivos e shows.
É isso que pede o projeto de concessão à iniciativa privada do complexo, feito pelo governo estadual. Para isso, a capacidade da arena será reduzida de 10 mil lugares para sete mil, com poltronas de cinema em 30% dos lugares e sistema de ar-condicionado.
O evento de chamamento público é a primeira etapa da seleção de um parceiro privado para gerenciar o complexo. A expectativa de investimentos é de R$ 230 milhões com finalização das obras dentro de três anos.
“São Paulo está perdendo espaço como palco de grandes eventos nacionais e internacionais. Esse projeto pretende reposicionar o complexo do Ibirapuera como grande centro”, afirmou o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Maiurino.
O prazo de apresentação de estudos com sugestões técnicas e financeiras para a gestão do espaço é de 90 dias. As sugestões serão analisadas e passarão por audiências públicas antes de serem consolidadas no edital para escolha do concessionário, que deverá ser publicado no mês de novembro. O período de concessão é de 30 anos.
Parque Ibirapuera com a arena ao fundo. Foto: Pixabay/Reprodução
Parque Ibirapuera com a arena ao fundo. Foto: Pixabay/Reprodução
Por meio da concessão, o governo estadual cede seus equipamentos públicos ao parceiro privado por tempo determinado, para que ele o explore financeiramente, sob regras e fiscalização do poder público. Em contrapartida, o parceiro deve executar um plano de investimentos de melhorias.
Além do ginásio do Ibirapuera, a concessão abrange também o estádio Ícaro de Castro Melo, o conjunto aquático Caio Pompeu de Toledo, o ginásio Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô. Ao todo, a área possui 110 mil metros quadrados.
*Com Estadão Conteúdo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!