Arquitetura
São Paulo ganha primeiro painel verde da região central

Finalização do primeiro jardim elevado da região central de São Paulo. Fotos: Regatec/Divulgação | ESTADÃO CONTEÚDO
Quem passar pelo Minhocão, também conhecido como Elevado Costa e Silva, na região central de São Paulo, a partir do próximo sábado (5), vai perceber a selva de concreto mais verde. Aquela área vai abrigar o primeiro painel verde da capital paulista.
O jardim elevado de 302 metros quadrados, recheado com mais de 30 espécies de plantas diferentes, ficará afixado nas paredes sem janelas do Condomínio Edifício Huds, entre a Rua Helvétia e a Avenida São João.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, como apurou o Estadão, outros sete empreendimentos da região aguardam avaliação para poder construir estruturas semelhantes. O primeiro painel está sendo conduzido pelo Movimento 90o, que planeja aumentar as áreas verdes de grandes metrópoles. Só em São Paulo, eles pretendem construir 8 mil metros quadrados de parques verticais em 20 prédios da região central ao longo do ano.

Outro diferencial do projeto é que o jardim vertical utilizará uma tecnologia de irrigação de alta performance. A técnica consiste em vários setores de gotejamento, monitorados por computador, que diferenciam a quantidade de água de acordo com a altura da fila de plantas. Na parte inferior do painel, haverá uma calha responsável por coletar a água e despejá-la em um circuito fechado, com total aproveitamento do recurso.
“Agregar tecnologia de uso racional dos recursos a projetos de impactos socioambiental traz benefícios que vão além da estética, como também melhorias para a qualidade de vida das pessoas nas cidades”, lembra Danny Braz, diretor da Regatec, responsável pela tecnologia no Brasil.