O cenário bucólico dos campos de Dumfries, na Escócia, pode ser observado das janelas de uma casa de arquitetura inusitada. Dentro dela, o novo e o velho mundo se encontram e complementam. Os arquitetos Nathanael Dorent e Lily Jencks são responsáveis pelo projeto, que transformou uma construção em ruínas do século 18 em uma residência moderna de aspecto futurista.
As ruínas em pedra na parte superior de uma colina dividem espaço com paredes brancas curvilíneas que serpenteiam toda a estrutura. O telhado é inclinado de maneira semelhante ao que teria abrigado a antiga casa escocesa.
A tecnologia é presente em toda a residência de 180 m², que é totalmente alimentada por painéis solares. Várias claraboias permitem que a casa seja iluminada apenas com luz natural durante o dia, mesmo em dias nublados.
Os arquitetos criaram janelas e portas personalizadas para proporcionar as vistas mais belas da fazenda. Uma abertura oval direcionada a um campo com vacas é praticamente parte da decoração, lembrando uma pintura.
*Especial para a Gazeta do Povo.