Quem circula pelo calçadão da rua XV de Novembro está acostumado a contemplar intervenções e mostras artísticas no trajeto do dia a dia. A da vez é a exposição “Arquitetura Itália-Brasil”, que apresenta 330 painéis com projetos arquitetônicos italianos e brasileiros entre a avenida Luiz Xavier e a Praça Osório.
A mostra segue em cartaz até o próximo sábado (23) com iniciativa do Consulado Geral da Itália em Curitiba em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) - Departamento do Paraná, dentro da programação do festival de cultura italiana Mia Cara.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/09/20132310/exposicao__arquitetura_italia_brasil_credito_zelig_digital.jpg)
A curadoria dos projetos italianos em exposição ficou a cargo dos arquitetos Nadia Calzolari e Giorgio Teggi, dois expoentes do movimento de regeneração urbana na região de Emilia-Romagna, no Norte da Itália. A seleção dos projetos brasileiros, por sua vez, foi realizada pelo IAB em comemoração aos 100 anos da entidade e em alusão aos 330 anos de Curitiba. Estão expostos projetos que ganharam notoriedade no cenário nacional e internacional devido aos seus atributos estéticos ou funcionais.
“Nesta mostra podemos perceber a criatividade de dois países: Itália e Brasil que se entrelaçam não só pela imigração, mas também por soluções urbanas eficientes”, afirma o produtor do Mia Cara, Ricardo Trento.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2023/09/20132256/exposicao-arquitetura_italia_brasil_credito_zelig_digital.jpg)
O festival
Idealizado e promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, o Mia Cara é o principal festival de cultura italiana realizado no Brasil. Nesta, que é sua décima primeira edição, o evento conta com leitura dramática, ciclo de debates sobre o escritor Ítalo Calvino, ações de gastronomia e iluminação de pontos turísticos na cidade de Curitiba, além da exposição de arquitetura na rua XV de Novembro.