Arquitetura
Roteiro: quatro shoppings em Curitiba com muita história para contar
Fachada do Shopping Mueller, o mais antigo e tradicional de Curitiba. Foto: Henry Milléo/Arquivo/Gazeta do Povo. | Gazeta do Povo
Que a visita ao shopping está entre os passeios preferidos dos curitibanos ninguém duvida. Mas o que costuma passar despercebido por muitas das pessoas que frequentam os estabelecimentos é seu potencial para se conhecer e admirar a história e a arquitetura da cidade. Afinal, alguns dos mais tradicionais centros de compras de Curitiba estão instalados em imóveis históricos, que tiverem outros usos e foram se transformando ao longo das décadas, mas sem perder sua ligação com o passado. Para te ajudar a redescobrir os shoppings de Curitiba, HAUS preparou um roteiro que te leva de volta aos séculos 19 e 20. Embarque nessa!
Quartel do exército
Basta olhar para a fachada do Shopping Curitiba, na Rua Brigadeiro Franco, para identificar a origem militar da construção, que há mais de 20 anos abriga o centro de compras. Construída no final do século 19, a edificação foi endereço do 5º Batalhão Logístico do Exército – que chegou a servir de base operacional do general Cândido Rondon durante a Revolução de 1924 – até o início dos anos 1990. Em 1996, o shopping foi inaugurado mantendo a fachada original do prédio, que é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) e recebe cerca de 9 milhões de visitantes por ano.
Estação ferroviária
Em localização estratégica no Rebouças, região que, no passado, foi o coração de Curitiba, o Shopping Estação mantém viva a história da estrada de ferro que foi um dos motores do desenvolvimento da capital, no final do século 19. Há 20 anos, o centro de compras está instalado em um prédio anexo ao Museu Ferroviário, que desde os anos 1980 funciona no imóvel que abrigou a primeira estação de trem de Curitiba e é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado. Assim, quem visita o shopping tem à disposição muito mais do que lojas, cinema e alimentação, mas um ambiente para voltar no tempo e conhecer de perto o estilo de vida e o meio de transporte que abriu Curitiba para o mundo.
Metalurgia
Parada obrigatória para turistas e curitibanos que circulam pela região do Centro Cívico, o Shopping Mueller é um bom exemplo de ocupação dos imóveis antigos para fins comerciais. Inaugurado em 1983, ele está instalado no prédio onde funcionou a antiga metalurgia Mueller Irmãos, fundada pelo imigrante suíço Gottlieb Mueller em 1878. Durante um século, a empresa produziu de pregos a colheitadeiras no local, que teve que deixar em 1979 devido ao novo plano diretor da cidade, que proibia fábricas na região.
Universidade
O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é conhecido Brasil afora, principalmente depois de ter sido eleito como símbolo da cidade. O que muita gente não sabe é que antes de sua construção a universidade teve como endereço o prédio que abriga o Shopping Omar, inaugurado em 1987 na Rua Comendador Araújo. O sobrado era residência do ervateiro Manuel Miró e, entre 1912 e 1914, foi alugado para a universidade. Com a mudança da UFPR para a Praça Santos Andrade, neste último ano, o imóvel passou a abrigar a Maternidade do Paraná, que atendia aos indigentes e servia ao ensino de obstetrícia da universidade.