Arquitetura
Aproveite o feriado para contemplar a cidade em parques e santuários

Parques e santuários de Curitiba permitem a contemplação e o relaxamento em meio à loucura da cidade. Foto: Divulgação/Parque Lago Azul
Curitiba tem vários lugares que são um verdadeiro convite à contemplação e ao relaxamento. A HAUS fez uma seleção desses espaços. Confira nosso roteiro com opções no Umbará, Batel, Campo Comprido e Cajuru e aproveite o feriado para relaxar em meio a natureza, dentro da cidade.
Parque Lago Azul
Localizado no Umbará, o Parque Lago Azul é um espaço que, além de verde, também traz outros destaques: uma casa de madeira preservada da década de 1940, que hoje funciona como bistrô, e um moinho de milho da mesma época. Vários brinquedos e quadras para a prática de esportes também integram a paisagem.
SERVIÇO: Rua Colomba Merlin, 476, Umbará. Aberto das 07h às 19h.



Parque Gomm
Em plena Rua Bruno Filgueira, os Parque Gomm alia o verde com atividades variadas, como oficinas com crianças, troca de brinquedos, tai chi chuan, entre outras. Desde 2013, quando foi divulgado que o bosque seria cortado por uma rua que desafogaria o trânsito gerado pelo shopping Pátio Batel, um grupo se mobilizou pela situação do espaço verde no bairro Batel. Hoje o grupo conta com cada vez mais adeptos, que promovem as atividades e mantêm uma página no Facebook, chamada “Salvemos o Bosque Gomm”.
Além disso, passar por ali é uma boa oportunidade para apreciar a arquitetura do único exemplar característico de uma residência de madeira inglesa. A Casa Gomm, com forma orgânica marcada pelos três planos na fachada dotados de bow windows, foi construída pela família em 1913 e originalmente ficava na Avenida Batel. Tombada pelo patrimônio histórico estadual em 1989, ela foi desmontada e transportada para o Bosque Gomm, na esquina das ruas Bruno Filgueira e Hermes Fontes nos anos 2000.
SERVIÇO: Rua Bruno Filgueira, 850, Batel.



Santuário de Schoenstatt
O original está em Vallendar, na Alemanha. Mas uma das 195 réplicas do Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt fica em Curitiba. Apesar do nome comprido, o lugar é pequeno, mas capaz de fazer o visitante esquecer que está em uma grande cidade. O Movimento Apostólico de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Padre José Kentenich, em 1914, na Alemanha. A palavra significa “belo lugar” e é uma região da cidade de Vallendar.
SERVIÇO: Rua Padre José Kentenich, 550, Campo Comprido, fone (41) 3279-1391. Aberto das 08h30 às 18h.


Convento Solitude
O espaço é um local de reflexão e paz, perfeito para fugir do caos e dar um tempo. Nele vivem as irmãs da Congregação de Nossa Senhora de Sion, que prega o diálogo inter-religioso desde sua fundação, com organização de eventos ecumênicos. No meio do bairro Cajuru, o espaço é destaque pela tranquilidade com um bosque para visitação.
Além disso, se alguém estiver em busca de lugar para ficar ou fazer um retiro espiritual, o Convento Solitude tem uma hospedaria para até 3 pessoas, com quarto e banheiro. Para a hospedagem é preciso fazer agendamento pelo telefone (41) 3366-0019.
SERVIÇO: Rua Doutor Petrônio Romero de Souza, 930, Cajuru. Aberto das 09h às 12h e das 15h às 17h.

*Daliane Nogueira e Mariana Domakoski, especial para a Gazeta do Povo.