Arquitetura
Roda-gigante de quase 90 metros ganha forma na zona portuária do Rio de Janeiro
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Bigstock
Das três cidades brasileiras que planejam construir uma roda-gigante panorâmica para chamar de sua — Rio de Janeiro, São Paulo e Balneário Camboriú –, a capital fluminense parece ser a que está mais perto de realizar tal proeza.
Depois de construídas as fundações, a Rio Star, nome provisório da nova atração turística carioca, começou a ganhar forma na última sexta-feira (24), quando a estrutura de metal, de 600 toneladas, passou a ser instalada.
Localizada em uma área próxima ao AquaRio, na região do Boulevard Olímpico, a roda-gigante terá 88 m de altura (47 a menos do que a britânica London Eye, por exemplo) e 54 cabines, com capacidade para oito passageiros cada.
“As rodas-gigantes são atrações turísticas consolidadas no mundo inteiro, e o Rio ainda era carente neste sentido. Pretendemos proporcionar uma experiência lúdica para os visitantes”, aponta Ronaldo Costa Beber, representante da ARC Big Eye, empresa responsável pela construção e administração da atração.
A previsão é a de que a obra seja concluída entre o final de outubro e início de novembro, quando a roda-gigante deve entrar em operação. A atração terá capacidade para receber até 20 mil pessoas por dia, e a estimativa é a de que receba cerca de 1 milhão de visitantes por ano. Os ingressos, por sua vez, deverão custar cerca de R$ 50.