Arquitetura
Rock in Rio 2019: conheça os novos espaços da maior Cidade do Rock de todos os tempos

Rock in Rio 2019 terá 385 mil m² ocupados e palcos com cenografia incrível. Foto: Rock in Rio / Divulgação
Um dia não será suficiente para conhecer todos os espaços da Cidade do Rock. O local ocupado pelo Rock in Rio 2019, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, será o maior da história do festival. A edição deste ano — que começa nesta sexta, 27, e vai até o outro domingo, 6 de outubro — terá 17 espaços de atrações, seis a mais do que em 2017. Serão 385 mil m² ocupados, 60 mil m² a mais em relação à última edição. É espaço de sobra para curtir as mais de 350 opções de música e entretenimento.
Para que o público consiga se movimentar com facilidade entre tantas atrações, o Rock in Rio funcionará como os principais parques temáticos do mundo, com uma planta circular, permitindo que o visitante passeie em fluxo contínuo. Quem gosta de aventura poderá curtir os brinquedos que completam o complexo de diversão: montanha russa, Mega Drop, roda gigante e tirolesa.
Além de palcos já consagrados Mundo e Sunset e dos espaços Rock District, Rock Street Asia, Gourmet Square, Gameplay Arena e Área Vip, esta edição do Rock in Rio terá os inéditos Espaço Favela, New Dance Order, NAVE – Nosso Futuro é Agora, Fuerza Bruta, Rota 85 e Palco Supernova.
A HAUS descobriu como será cada uma das seis novas áreas do festival. Confira:
NAVE – Nosso Futuro é Agora

A NAVE é uma cocriação entre Rock in Rio e Natura que coloca o público em uma grande experiência imersiva e sensorial. A atração transformará o velódromo do Parque Olímpico com efeitos cenográficos e 5,4 mil m² de projeções que convidam os visitantes a interagir com o espaço. A atração tem curadoria de Marcello Dantas, especialista em conteúdos multimídia inovadores e um dos principais curadores de arte contemporânea do mundo.

“A Nave materializa nossa convicção de que o entretenimento é uma poderosa ferramenta para gerar transformação social. Com vivências únicas da emoção e do coletivo vamos inspirar e empoderar pessoas a assumirem o protagonismo do mundo por meio das suas escolhas no cotidiano. Com esta abertura especial da Nave, começamos a fazer isso desde hoje. Esperamos que todo o público se envolva e participe”, conta Roberto Medina, presidente do festival.
New Dance Order

O New Dance Order é a nova área de Dance Music do Rock in Rio. Totalmente tecnológico, o novo palco tem uma estrutura de 65 metros de extensão, 24 metros de altura e 560 metros quadrados de LED screen, e é equipado para shows pirotécnicos e com lasers de última geração.
“O New Dance Order vai chamar a atenção para a consciência de temas do futuro do planeta e a construção de um mundo melhor, usando a ligação direta que a música eletrônica sempre teve com os avanços tecnológicos e a evolução do mundo”, conta Claudio da Rocha Miranda Filho, diretor artístico do New Dance Order.
Espaço Favela

A cenografia colorida e lúdica compõe o ambiente do Espaço Favela, área que vai levar para a Cidade do Rock a música, cultura e comidas típicas das comunidades cariocas. O Espaço Favela será dinâmico e com muitas atrações ao longo do dia: bandas das comunidades de diversos ritmos musicais vão compor o line up, que terá sempre um headliner e mais três pocket shows.
O grupo de teatro Nós do Morro está preparando um grande espetáculo em que 40 artistas tomarão conta de todo o palco com uma apresentação de dança, música e teatro. A poesia também estará presente com as batalhas de slam.
Rota 85

A Rota 85 é um espaço dedicado ao ano da lendária edição pioneira do Rock in Rio, 1985. Em estilo vintage, a cenografia da área é inspirada na famosa Route 66, rodovia que cruza oito estados norte-americanos. O cenário tem direito a borracharia, posto de gasolina e um bar com exposição de objetos dos 34 anos de festival. Um dos principais atrativos da Rota 85 é a tradicional capela do Rock in Rio, que faz alusão aos famosos casamentos de Las Vegas e que vai receber três cerimônias matrimoniais oficiais.
Palco Supernova

As grandes engrenagens cenográficas do Palco Supernova são inspiradas no SteamPunk, subgênero da ficção científica passado em uma realidade alternativa, com proposta estética que remete ao século 19. O Supernova, que mede 9 metros de altura e 12 metros de frente, ficará posicionado na área mais elevada da Cidade do Rock, tendo uma vista privilegiada de todo o festival.
Fuerza Bruta

A história do Rock in Rio é o ponto de partida do espetáculo que o grupo argentino Fuerza Bruta criou especialmente para o festival. As apresentações que misturam acrobacias circenses, performances de dança e música ao vivo ocuparão, pela primeira vez, uma arena olímpica. No total, serão realizadas cinco sessões diárias de 30 minutos cada, com capacidade para atender 3 mil pessoas.
*Especial para a Gazeta do Povo.