Inspire-se
Arquitetura
Revestimento de mármore dá o tom em projeto de sobrado litorâneo

Mármore Paraná é rocha ornamental natural que permite composições neutras com sofisticação. | Eduardo Macarios
O mármore Paraná foi a peça-chave para criar ambientes sofisticados e atemporais na reforma assinada pela arquiteta Anna Karolinna Venturi. A rocha ornamental – que reveste a área da churrasqueira, cozinha, as escadas e a parede da televisão – garantiu a unidade e deu leveza ao sobrado localizado em Atami, no litoral do Paraná. É ali que um casal de Santa Catarina descansa e recebe os amigos. Foi pensando nesses encontros, inclusive, que a família optou por derrubar as antigas paredes que dividiam o térreo, integrando toda a área social.

Outro desejo dos clientes era o de trazer elementos que remetessem à praia para o interior da casa. Para isso, a paleta neutra dos espaços recebeu pontos de azul em peças de decoração. Além disso, foram priorizados elementos naturais, como a palhinha: ela está presente nos lustres da sala de jantar, nas cadeiras, nos móveis e na cabeceira da cama do casal. “Usamos muitas texturas diferentes neste projeto, como as palhinhas, o mármore, o cimento, o MDF e a madeira. Essa mistura é algo muito forte nos meus trabalhos”, pontua a arquiteta.

A iluminação é um dos elementos essenciais não só para a funcionalidade do projeto, mas também para a decoração. Além dos lustres que atraem os olhares na sala de jantar, arandelas inseridas nos ambientes compõem o décor. A iluminação geral, pontual e indireta foi planejada para possibilitar a criação de vários cenários, como define a arquiteta. “Com as luzes conseguimos montar diferentes cenas. Existe a possibilidade de acender tudo ou deixar o ambiente mais aconchegante, apenas com luzes indiretas”, afirma Venturi.
Veja mais fotos do projeto!




