Arquitetura
Com projeto minimalista, suíte de 45 m² ganha iluminação e arejamento
Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios
O minimalismo característico dos ambientes orientais foi a base do projeto da reforma de uma suíte de 45 m² assinada pelo arquiteto Giuliano Marchiorato para um jovem casal. Localizado no Ecoville, o imóvel tem cerca de 15 anos e trazia ambientação clássica e layout com potencial de ser melhor aproveitado.
“A suíte era muito dividida e o closet apertado e sem iluminação natural. Então, removemos a parede, ampliando o quarto e trazendo mais iluminação e arejamento para os armários”, detalha Giuliano. As antigas portas, que davam acesso à área de vestir e ao banheiro, foram substituídas por uma grande porta de correr espelhada (com 1,5 m de largura), que permite aos moradores se verem de corpo inteiro nestes ambientes.
Ainda dentro do conceito minimalista, a paleta de cores da suíte é baseada em tons pastel, branco e cinza, que destacam peças de design pontuais, como a poltrona Charles Eames, presente da mãe para a moradora, e as luminárias de mesa da Dsgnselo.
Além dos armários, instalados ao longo da parede cega que forma o corredor de entrada da suíte, a marcenaria branca aparece no móvel oposto a cabeceira da cama, com gavetões para peças pouco usadas no dia a dia.
A cabeceira em linho, o carpet que substituiu o antigo piso laminado e os quadros que trazem fotografias assinadas pela moradora e por seu pai, famoso retratista curitibano, complementam a decoração.
A reforma da suíte levou cerca de 60 dias e foi orçada em aproximadamente R$ 25 mil.