Arquitetura

Reforma dá vida à área externa de casa dos anos 1950 com piscina, paisagismo e churrasqueira

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
04/01/2019 09:52
Thumbnail
Dar vida à uma área externa praticamente abandonada foi o desafio enfrentado pela arquiteta Carmem Avila durante a reforma de uma casa de cerca de 300 m² dos anos 1950, localizada em São Paulo. Para tornar real o desejo dos clientes (um casal com uma filha) de tomar sol e aproveitar os dias ao ar livre, todo o projeto foi pensado para integrar o imóvel de dois pavimentos e construído em um terreno em declive ao jardim dos fundos.
Fotos: Rafael Renzo
Fotos: Rafael Renzo
Para isso, a arquiteta abriu a janela e instalou uma porta em vidro que se abre para uma laje de concreto aparente. Além da vista, a nova estrutura proporciona acesso ao jardim por meio de uma escada e de uma rampa lateral (já existente e reformada). “A laje serve de terraço e de cobertura, pois abaixo dela está instalada a área da churrasqueira, com cooktop, geladeira e todos os demais equipamentos para que funcione independentemente da cozinha”, explica Carmem.
A piscina é outro elemento decorrente da reforma. Desenhada para o projeto, ela tem raia de cerca de 17 m, ‘prainha’ e spa (com seis jatos de hidromassagem) e é revestida com pastilha cerâmica. Seu entorno ganhou espreguiçadeiras e revestimento em quartzito branco, pedra resistente e de fácil manutenção, como explica a arquiteta. “Por ser uma pedra rústica ela ainda se integra à natureza”, destaca.
O paisagismo é assinado em conjunto com Priscila Bruno e destaca as espécies com ares tropicais. Os muros foram pintados propositalmente de verde para que se ‘fundissem’ ao jardim e um painel em madeira esconde a vista do vizinho.
O orçamento da reforma ficou em torno de R$ 250 mil, especialmente devido à necessidade de escavação da piscina e incluindo todos os equipamentos da churrasqueira; o tempo de obra foi de cerca de cinco meses.

LEIA TAMBÉM